21.1 C
Timbó
sábado, 5 de julho de 2025

Chuvas no RJ já somam 444 mortos

Data:

Chuvas no RJ já somam 444 mortos
Catástrofe nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Itaipava e Sumidouro é causada …

Mariana Alcântara/JMV

Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO – Desde a última terça-feira, dia 11 de janeiro, 444 pessoas já morreram por causa das enchentes na região Serrana, do estado do Rio de Janeiro. Em Nova Friburgo foram 201, Teresópolis, contabiliza 185 mortos, os desabamentos e enchentes deixaram 39 mortos em Petrópolis. Já na cidade de Sumidouro foram encontrados 19 corpos.
Até bombeiros, que ajudavam no resgate, foram soterrados após deslizamentos. Um deles, Vitor Lembo, que trabalhava em Friburgo na quarta-feira, dia 12 de janeiro, foi soterrado com mais dois colegas. O corpo do bombeiro só foi encontrado na manhã de ontem, dia 13 de janeiro.
Para ajudar nas buscas às vítimas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros conta com ajuda de helicópteros. Em alguns lugares, como na região central de Nova Friburgo, as buscas tiveram que ser suspensas por causa do risco de novos deslizamentos. Em Petrópolis, as buscas foram interrompidas na madrugada de ontem, dia 13 de janeiro, por causa da falta de iluminação, mas já recomeçaram às 7 horas.
As cidades estão paradas, no Centro de Nova Friburgo, uma das áreas que foram mais atingidas, o comércio seguia fechado até ontem, dia 13 de janeiro. O sistema de telefonia do município havia parado de funcionar, mas boa parte já voltou a funcionar.
Em muitos locais a população está sendo resgatada com vida. É o caso de um bebê, de apenas seis meses, que foi resgatado sem nenhum ferimento, em Nova Friburgo. Para localizar os desaparecidos em Teresópolis, foram destacados cerca de 800 profissionais da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. No município, existem 1280 desalojados e 960 desabrigados.
O trabalho de resgate das vítimas da tragédia causada pela chuva na cidade é reforçado por homens do Grupamento de Busca e Salvamento que já atuaram em resgates em, Niterói, Angra dos Reis e no Haiti.
Quem quiser ajudar os desabrigados poderá fazer doações. A prefeitura de Teresópolis criou uma conta bancária para receber doações com o nome de “SOS Teresópolis – Donativos”, a conta corrente está disponível na Agência 0741-2, do Banco do Brasil, com o número 110000-9. Qualquer valor pode ser doado.  Outra conta foi aberta pela Caixa Econômica Federal, para a Defesa Civil do Rio de Janeiro, o número é 2011-0, a agência 0199 e a operação é a 006.
Os moradores do Vale do Itajaí, que já sofreram com o mesmo tipo de tragédia, causada pelas chuvas em 2008, estão unindo forças para ajudar os moradores do Rio de Janeiro. Em Blumenau, desde ontem, o Corpo de Bombeiros recebe doações. À partir de hoje, dia 14 de janeiro, todos os batalhões de todas as cidades do estado também estarão autorizadas a receber doações. Os donativos pedidos são: água, leite em pó, bolacha, macarrão ou outros alimentos prontos, material de higiene pessoal, colchões, cobertores e produtos de limpeza.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.