16.4 C
Timbó
sábado, 18 de maio de 2024

CIC recebe legado histórico de Fritz Müller

Data:

O Centro Integrado de Cultura (CIC) Prefeito Ingo Germer, em Timbó, recebeu um legado histórico de relevância ímpar: o acervo de Fritz Müller. Na noite de ontem, dia 29 de abril, foi realizado o lançamento do livro “Fritz Müller – Desterro (1822/1897): Um Ser Humano e sua Ciência”, que retrata de maneira abrangente e fiel a vida e as contribuições desse ilustre personagem para a história e a ciência.

Segundo Marcelo Vieira do Nascimento, responsável pela curadoria e autor do livro, Fritz Müller foi uma figura de destaque no século XIX, notabilizando-se como um dos principais estudiosos da fauna e flora do Vale do Itajaí e de Santa Catarina. Sua colaboração e correspondência com Charles Darwin, o pioneiro da Teoria da Evolução das Espécies, marcam uma época de grande efervescência científica.

- Publicidade -

O livro, dividido em três tomos, foi impresso em Timbó, na Gráfica da Editora Tipotil, e apresenta detalhes minuciosos sobre a obra de Fritz Müller. Além de destacar sua reconhecida contribuição internacional, inclusive com um museu dedicado a ele na Alemanha, o livro revela sua influência como avô de importantes empreendedores da história de Timbó, como Fritz Lorenz e Richard Paul.

Nascimento enfatiza que esta obra representa a mais completa e moderna biografia sobre Fritz Müller, proporcionando uma nova perspectiva para entender a historiografia e a ciência do século XIX. Ao combinar informações primárias de história, geografia e ciência com ilustrações naturalistas, o livro destaca a figura humana de Fritz Müller. Os documentos escritos por Müller em português do século XIX foram integralmente preservados e publicados, assim como suas ilustrações naturalistas, em respeito à sua visão filosófica e científica.

Composto por 41 capítulos distribuídos em três tomos, o livro totaliza 1.388 páginas, incluindo 618 fotos, desenhos, cartões postais, etc., 95 tabelas, 16 mapas, 1.384 notas de rodapé, 45 ilustrações naturalistas e 69 fotos das coletas de espécies animais (zoologia) realizadas por Fritz Müller e depositadas em museus da Alemanha.

A importância desse trabalho levou o Jornal do Médio Vale a unir-se em parceria com o autor e a Fundação de Cultura e Turismo de Timbó para promover este evento memorável, que também foi realizado recentemente em Florianópolis e Blumenau.

É relevante destacar que, juntamente com o lançamento do livro, foi inaugurada a exposição “Ilustrações Naturalistas de Fritz Müller e para Fritz Müller”, que estará aberta à visitação até o dia 13 de maio.

Nascimento ressalta que a exposição apresenta as ilustrações naturalistas feitas por Fritz Müller para diversos artigos científicos, as quais foram recuperadas e digitalmente tratadas, totalizando 12 ilustrações. Além disso, serão exibidas as “Ilustrações para Fritz Müller”, criadas por alunos da Escola de Ilustração do biólogo Leandro Lopes, representando espécies de zoologia e botânica estudadas por Fritz Müller, totalizando 11 ilustrações de zoologia e 14 de botânica, todas em cores.

TOMO I

Este volume aborda o nascimento de Fritz Müller, seus estudos universitários, a formação de sua família, as revoluções na Europa, sua emigração e sua chegada à colônia Doutor Blumenau e, posteriormente, à Nossa Senhora do Desterro (Capital da Província de Santa Catarina). Composto por cinco capítulos, totaliza 276 páginas, 251 imagens, 36 tabelas, 10 mapas e 190 notas de rodapé.

TOMO II

Este tomo trata da vida de Fritz Müller em Nossa Senhora do Desterro (1856/1867), suas interações com naturalistas, a elaboração do livro “Für Darwin”, suas atividades como professor no Liceu Provincial e a educação de suas filhas, entre outros temas. São 30 capítulos que totalizam 794 páginas, com 352 imagens, 25 tabelas, 6 mapas e 972 notas de rodapé.

TOMO III

O último tomo aborda a vida de Fritz Müller como naturalista do Museu Nacional do Rio de Janeiro, suas contribuições científicas, a literatura existente sobre ele, depoimentos de cientistas e seu falecimento em 21 de maio de 1897. São 5 capítulos que totalizam 318 páginas, com 15 imagens, 34 tabelas, 222 notas de rodapé e 38 ilustrações naturalistas.

O livro é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Florianópolis (Lei n. 3659/91), e conta com o Apoio Cultural das empresas: Clemar Engenharia Ltda, Flex Gestão de Relacionamentos S/A, MDC Hotelaria Ltda, Prosul – Projetos Supervisão e Planejamento Ltda, RDO – Empreendimentos Imobiliários Ltda e Rodes Engenharia Ltda.

Sobre Fritz Müller

Fritz Müller (1822-1897) foi um cientista e naturalista nascido na Alemanha, conhecido por suas contribuições à biologia e por seu apoio à teoria da evolução de Charles Darwin. Após enfrentar obstáculos religiosos em sua formação acadêmica na Alemanha, emigrou para o Brasil em 1852. Estabeleceu-se em Santa Catarina, onde lecionou e realizou pesquisas, sendo convidado a lecionar matemática e história natural em um colégio público em Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis). Durante sua estadia, escreveu “Für Darwin”, defendendo as ideias evolucionistas de Darwin. Apesar das dificuldades enfrentadas na academia brasileira, continuou suas pesquisas, contribuindo com numerosos artigos científicos. Após ser nomeado naturalista do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Müller rejeitou um convite para se mudar para a capital federal e decidiu permanecer em Santa Catarina. Ele faleceu em 1897, deixando um legado de mais de 198 artigos científicos e um importante trabalho em prol da ciência e da evolução.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui