30.6 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Colonização trentina

Data:

Colonização trentina
Município de Rio dos Cedros recebe comitiva de prefeitos e conselheiros de cidades da região da Va …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Comitiva realiza diversas visitas  nos municípios  da região
Foto: PMRDC
Comitiva realiza diversas visitas nos municípios da região

RIO DOS CEDROS – O município de Rio dos Cedros, com seu amplo envolvimento com relação à cultura e valorização dos imigrantes trentinos está novamente recebendo uma ilustre visita. Segundo informações do vice-presidente do Circolo Trentino de Rio dos Cedros, Andrey Taffner Fraga, está no município uma comitiva de prefeitos e conselheiros de cidades da região da Valsugana, da Província de Trento. “Existe uma grande ligação entre Rio dos Cedros e a Valsugana, pois a grande maioria dos imigrantes que colonizaram a cidade são provenientes de tal região”, explica Fraga.

De acordo com o vice-presidente, a comitiva composta por: Mirko Montibeller (prefeito de Roncegno Terme), Enrico Lenzi e Giuseppe Corona (assessores da comunidade Valsugana Tesino), Luca Guerri (prefeito de Bieno) e Fabrizio Trentin (prefeito de Telve) está sendo acompanhada por Alceu Lenzi, de Blumenau, e Eraldo Stenico, coordenador geral dos círculos trentinos do Brasil. “Após chegada em Florianópolis, a comitiva se dirigiu para Rio dos Cedros”. No dia 18 de janeiro, foi realizado um encontro de confraternização no Restaurante Thapyoka, de Timbó, que contou com a participação dos integrantes da comitiva, do prefeito de Rio dos Cedros, Marildo Felippi, da diretora de Cultura de Rio dos Cedros, Doralice Panini, do presidente do Circolo Trentino, Jaime Visentainer, e do vice-presidente, Andrey Taffner Fraga, com a esposa Daniela e a filha Angela, além da Correspondente Consular Honorária da Itália, Norma Maria Da Rui.

- Publicidade -

De acordo com relatos, após o almoço, a comitiva seguiu para a região serrana de Rio dos Cedros, onde foram recebidos para jantar em Rio Rosina, por Osni e Angela Lenzi.

No dia 19 de janeiro a comitiva continuou conhecendo a região serrana, e ainda pôde participar de um evento bastante tradicional, a Festa da Capela de São Sebastião, na localidade de Palmeiras. “Na parte da tarde, juntamente com Olivio Taffner e representantes do Circolo Trentino, foram realizadas visitas à família de Jadir Dallagnolo que são descendentes de imigrantes de Grigno, localidade da Valsugana e à família de Lorides Cattoni que é descendente de imigrantes de Cavedine”.

No dia 20 de janeiro, foi realizada a recepção oficial com a participação das autoridades do município junto ao anfiteatro do Museu da Imigração da cidade, e à noite, pernoite com famílias. “E ao longo dos próximos dias, serão realizadas uma série de visitas a localidades relacionadas à colonização trentina. Dessa forma, torna-se possível aprofundar bastante as relações entre Rio dos Cedros e um dos locais de origem de grande parte de suas famílias, a Valsugana, vale da porção oriental do Trentino”.

No dia 21 de janeiro a comitiva esteve reunida com o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, em seu gabinete na Prefeitura do município juntamente com a Correspondente Consular Honorária da Itália, Norma Maria Da Rui e integrantes das secretarias municipais.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui