16.4 C
Timbó
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Combate ao abuso e exploração sexual é pauta de indicação

Data:

Um tema sério e que deve ser cada vez mais abordado nas escolas com nossos jovens. Sabendo disso, os vereadores do Parlamento Jovem de Timbó, Isabella Barrionuevo Chagas dos Santos, Luiza Mezadri Leandro e João Paulo Lyra Espindola apresentaram a seguinte indicação ao prefeito: Que o Poder Público, através do setor competente, realize um estudo de viabilidade para serem implementadas Campanhas de Educação e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nos Educandários Municipais.

Conjuntamente foi encaminhado um pedido de providências à Secretaria de Estado da Educação (SED), solicitando que as Campanhas também sejam realizadas nos Educandários Estaduais.

- Publicidade -

A redação do Jornal do Médio Vale entrevistou os autores da indicação, bem como buscou saber dos jovens vereadores um pouco mais sobre o programa, cujo objetivo é oferecer um aprendizado acerca de cidadania e democracia.

JMV: Qual a importância do Parlamento Jovem?
Vereador João: Aqui no Parlamento Jovem, nós ficamos sabendo com mais informações o que acontece dentro da Câmara. Seja uma indicação, projeto de lei ou pedido de providências. O mais interessante, na minha opinião, é buscar solucionar os problemas dentro da nossa cidade.

JMV: João, você tinha alguma noção do trabalho do vereador, antes de fazer parte desse projeto?
Vereador João: Não sabia nada, tudo que aprendi foi aqui no Parlamento Jovem.


JMV: O quanto ser um vereador mudou suas atitudes na vida, no dia a dia, bem como na escolar?
Vereadora Isabella: Mudou muito, principalmente nas minhas atitudes. Eu comecei a agir com mais respeito e a observar mais sobre a cidade. Pois a partir do momento que somos vereadores, o nosso olhar sob a cidade fica diferenciado.

JMV: Falem dessa indicação sobre as campanhas de Educação e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nos Educandários Municipais e Estaduais?
Vereadora Luiza: Nós estamos fazendo uma indicação para Campanha de Conscientização sobre Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes pois é um assunto muito importante que acontece bastante, porém a gente não vê. E com essa iniciativa, quem sofre abuso sexual vai poder falar com alguém na escola sem ter tanto receio, pedir ajuda. A nossa indicação tem o foco na conscientização, na informação, em tentar cada vez mais informar as pessoas, principalmente os jovens, sobre esse assunto. Pois é um absurdo isso ainda acontecer atualmente.

JMV: Alguém já teve contato com uma pessoa que sofreu abuso sexual?
Vereadora Luiza: Eu já tive. Amigas, familiares e o que me assusta é que é algo extremamente comum. Quando eu soube, fiquei surpresa, em choque e com um desconforto. Pois, principalmente nós, mulheres, temos que ter muito mais cuidado e levanta-se um alerta pois pode acontecer com qualquer pessoa.

O que é Parlamento Jovem

No ano de 2009, a Câmara Municipal de Timbó implantou o Programa “Câmara Mirim” posteriormente alterado para “Parlamento Jovem”. O Programa visa oferecer aos jovens um aprendizado acerca da cidadania e democracia, possibilitar o conhecimento do que é de fato legislar, e contribuir para a formação de cidadãos mais humanos e conscientes de seus direitos e deveres, além de estimular a liderança e desenvolvimento do senso crítico e ético.O Parlamento Jovem é um órgão colegiado subordinado à Câmara Municipal de Timbó. A legislatura atual é composta por 14 vereadores jovens, sendo o mandato de 2 anos. Cada jovem vereador representa uma escola da cidade, seja ela pública ou privada. Eles se reúnem quinzenalmente, sempre de quinta-feira (de acordo com um cronograma anual), para realizar as sessões ordinárias, discutir projetos, trazer reivindicações e assuntos de interesse da comunidade.

Compete ao Parlamento Jovem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade timboense, relativa à educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, segurança pública, infraestrutura e outros assuntos de interesse público, cabendo ao chefe do Poder Legislativo Municipal a análise e homologação das proposições para o encaminhamento às autoridades competentes, podendo, caso necessário, serem submetidas ao Plenário da Câmara Municipal.

Através do Programa, o jovem tem a oportunidade de entender o trabalho do vereador na Câmara, vivenciar a responsabilidade e compreender o funcionamento e a importância das decisões que passam por aqui. Antes de qualquer ação ou decisão do Poder Executivo, existe a ação do Legislativo para que se possa colocar em prática.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui