18.3 C
Timbó
quinta-feira, 30 de maio de 2024

Concerto de Música Instrumental chega a Timbó

Data:

Marque esta data e venha mergulhar na história do Tango enquanto desfruta de um concerto de música instrumental: no dia 12 de maio, às 19h, no Museu da Música, em Timbó, localizado no antigo salão Hammermeister, na rua Edmund Bell, 30, bairro Dona Clara.
De acordo com informações fornecidas pelos envolvidos no projeto História do Tango, que apresenta o concerto de música instrumental, os músicos Daniele Girardello no violino e William Pofahl no violão prometem uma experiência memorável. O repertório do concerto é diversificado, sendo metade dedicada aos renomados compositores argentinos Máximo Diego Pujol e Astor Piazzolla, cujas obras ressoam com toda a vivacidade e riqueza rítmica do tango.

O programa também inclui o brasileiro Heitor Villa-Lobos, com uma belíssima interpretação da Aria das Bachianas Brasileiras nº5 pelo Duo Girardello e Pofahl. Da Espanha, será apresentada a obra Canciones Populares Españolas, de Manuel de Falla, trazendo canções em versões instrumentais como El Paño Moruno, Asturiana, Jota, Nana e Polo. Pofahl observa: “É uma música rica, onde os instrumentos exploram uma variedade de recursos sonoros, como rasgueados, harmônicos e pizzicatos. A combinação de violino e violão resulta em uma fusão de timbres incrível, proporcionando uma oportunidade única de apreciar esse repertório nesta formação”.

- Publicidade -

O repertório inclui obras como Suite Buenos Aires de Máximo Diego Pujol (1957), que apresenta três movimentos: Pompeya, Palermo e San Telmo. De Manuel de Falla (1876-1946), serão interpretadas as Canciones Populares Españolas, com as canções El Paño Moruno, Asturiana, Jota, Nana e Polo em versão instrumental. Heitor Villa-Lobos (1887-1959) será representado pela Bachianas Brasileiras nº5 – Aria e Prelúdio nº5. Astor Piazzolla (1921-1992) será celebrado com a História do Tango, composta por três movimentos: Bordel 1900, Café 1930 e Nightclub 1960, encerrando a apresentação com Libertango, outra peça marcante de Piazzolla.

O violonista William Pofahl explica que o nome do projeto foi inspirado na obra História del Tango, composta pelo argentino Astor Piazzolla em 1985. Ele comenta: “Esta é uma obra muito especial do repertório, amplamente reconhecida e interpretada”.

O projeto cultural História do Tango, de número 10012-151290, é aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do estado de Santa Catarina e conta com o apoio das empresas Dicave Volvo e DCondor. No total, serão realizados 10 concertos de música clássica instrumental gratuitos para a comunidade até o final de maio.

O evento também terá apresentações em Rodeio, no dia 18 de maio, às 20h, na Igreja Matriz São Francisco de Assis, e em Blumenau, no dia 25 de maio, às 19h30min, na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, onde será encerrado o circuito.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui