30.6 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Controle dos animais de rua é questão de saúde pública

Data:

Controle dos animais de rua é questão de saúde pública
Além do amor pelos animais os integrantes da Organização Não Governamental (ONG) Equilíbrio Vit …

Thomas Erbacher

Controle dos animais de rua é questão de saúde pública

MARLI JARDIM/JMV

TIMBÓ-Além do amor pelos animais os integrantes da Organização Não Governamental (ONG) Equilíbrio Vital de Timbó estão promovendo uma campanha de conscientização da população sobre a importância de cuidar de cães e gatos, impedindo o abandono nas ruas. A instituição alerta que o abandono desses animais gera uma questão de saúde pública, já que eles são transmissores de doenças como a toxoplasmose (gato) e a raiva (cão), além de outras doenças como sarna, verminoses, dentre outras.

Para tentar conscientizar as pessoas e ao mesmo tempo levantar verba para tratar os animais que estão sob os cuidados da ONG, foram confeccionadas camisetas com frases como: ? A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem?.Arthur Schopenhauer. O grande pacifista Mahatma Gandhi também foi lembrado com sua frase: ?A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados?.

As camisetas estão sendo vendidas a um preço que varia entre R$ 15 e R$ 18,00, masculina e feminina. Podem ser adquiridas em Timbó: na Agropecuária Amigo do Bicho, Agropecuária Coração Animal. Clínica Veterinária Arca de Noé, Instituto de Beleza Charlô e em Indaial na Clínica Vira lata.

Para a confecção das camisetas a ONG conseguiu o apoio da malharia Kakaloo, Agropecuária Casa do Colono, Agropecuária Amigo do Bicho, Cortinas e Tecidos Gessner, Farmácia Krieger, Marcel Alexandre, Suplemento Mineral.

Atualmente 16 animais de rua estão sendo cuidados por integrantes da ONG que recolhe,trata e esteriliza os animais encontrados nas ruas. Como no município não existe um setor para cuidar do assunto com canil municipal, a instituição não tem como recolher todos os bichos.

Por intermédio do site www.equilibriovital.org.br, a ONG disponibiliza foto e características dos animais para quem quiser adotar um animal abandonado. Os bichos só vão para adoção depois de vacinados e tratados. O tratamento é feito por veterinários que doam seus serviços, tendo em vista que a ONG não tem verba.

Uma das integrantes da Equilíbrio Vital, Lindamar Henning , destaca que o trabalho conta com apoio voluntário de pessoas que se juntaram há cerca de dois anos e meio com objetivo de solucionar o problema. Ela explica que é dada a prioridade aos animais atropelados e com doenças.

([email protected])

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui