30.6 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Conversa sobre sustentabilidade

Data:

Conversa sobre sustentabilidade
Comitê Vale Europeu do Movimento Nacional ODS realizará evento sobre o tema no dia 10 de março …

Amanda Bittencourt/ JMV

Comitê Vale Europeu do Movimento  Nacional ODS
Foto: Divulgação
Comitê Vale Europeu do Movimento Nacional ODS

TIMBÓ – Com o intuito de tornar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) conhecidos, e estimular pessoas e organizações a movimentarem-se para que o desenvolvimento sustentável aconteça com mais força em Santa Catarina, será realizado no dia 10 de março o evento ODS Talk Vale Europeu, no Timbó Park Hotel, em Timbó.

A ação é promovida pelo Comitê Vale Europeu do Movimento Nacional ODS e vai contar com uma extensa programação, que inicia às 8h30min. Na ocasião, serão apresentados os cases “Parque Girassol – Educação Ambiental e valorização de resíduos”, “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na prática das organizações”, encerrando com a palestra “ODS na prática das organizações”, ministrada por Elissa Retcheski, coordenadora geral do comitê Blumenau do Movimento Nacional ODS do estado.

- Publicidade -

O evento é destinado para representantes de organizações de todos os portes e segmentos e comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online através do site Sympla. 


Movimento Nacional ODS

Um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, que seja socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Esse é o principal objetivo do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina, que vem se expandindo e conscientizando a comunidade de diversas regiões do estado.

A região do Médio Vale contava apenas com o comitê instituído em Blumenau, que já vem atuando há muitos anos. Desde novembro de 2019, um segundo comitê foi implantado na região, chamado de Vale Europeu, abrange os municípios de Timbó, Indaial, Rio dos Cedros, Pomerode e demais cidades próximas. A ideia é levar a informação sobre o movimento a mais pessoas.

A missão do movimento é facilitar a incorporação dos 17 ODS no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses. Os ODS estão previstos na Agenda 2030 da ONU, documento que foi assinado por 193 países em 2015 para ser implantado até o ano de 2030.

De acordo com a coordenadora geral do comitê Vale Europeu, Candice Hardt Ferrari, a criação do movimento na região surgiu após conhecer mais sobre a Agenda 2030 e de uma participação em um evento em Florianópolis.

Logo em seguida, Candice explica que o movimento realizou um evento no mês de agosto de 2019 na Associação Empresarial de Indaial (Acidi) e começou a ser modelada a criação de mais um comitê. ” Gabriel Cristofolini, que também faz parte da coordenação do comitê, também se interessou, mais pessoas se interessaram e formamos então o comitê aqui”.

Cristofolini também destaca que muitas organizações possuem projetos na área ambiental e social e que poderiam usar o movimento ODS para estar divulgando e participando de projetos.

O comitê Vale Europeu é composto por oito membros signatários, sendo dois de Indaial e seis de Timbó. “Os signatários podem ser tanto pessoa física como jurídica, público, privado, pode ser associações sem fins lucrativos, o movimento é bem diverso”, comenta Cristofolini.

Quanto à coordenação, esta é exercida pelos signatários Gabriel Cristofolini (Euroambiental) e Candice Hardt Ferrari, na coordenação geral está Fernando Visentainer (Visentainer Engenharia) e na coordenação de mobilização Letícia de Souza Araújo Visentainer.

Saiba como se tornar um signatário do comitê Vale Europeu, através do e-mail [email protected].



Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 



Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui