23 C
Timbó
terça-feira, 16 de abril de 2024

Defesa Civil atenta para risco de deslizamento

Data:

Defesa Civil atenta para risco de deslizamento
No período de 24h, foram registrados 72 milímetros de chuva em Timbó …

Amanda Bittencourt/ JMV

Foto: Defesa Civil

TIMBÓ – A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina enviou uma nota à Defesa Civil de Timbó sobre o risco de deslizamentos de terra pontuais na região do Vale, com atenção aos municípios de Timbó, Benedito Novo e José Boiteux. O alerta se deve ao acumulado de chuva registrado entre o domingo, dia 2 e segunda-feira, dia 3, totalizando em 24 horas, 72 milímetros de chuva, segundo informações do coordenador da Defesa Civil, Fábio Melere, para a rádio Cultura.

O coordenador atenta para que a comunidade que reside em locais com algum aclive grande, fiquem alertas para qualquer tipo de modificação na região. “Nestes locais pedimos para que as pessoas tenham cuidado se ouvirem estalos, virem rachaduras dentro de casa, se verificarem que as árvores nos arredores estiverem se inclinando, tudo isso são sinais de possíveis deslizamentos de terra”.

- Publicidade -

Melere explica que a Defesa Civil possui um mapeamento das áreas de risco para deslizamento no município, as quais foram detectadas pelo serviço geológico do Brasil. Muitos deles são em áreas urbanas e alguns locais onde existem morros muito altos, aclives ou subidas íngremes podem colocar em risco caso ocorram chuvas um pouco mais pontuais.

Sobre o risco de uma possível cheia do rio Benedito, Melere descarta uma possível enchente e afirma que os níveis dos rios estão dentro da normalidade. “Esse acumulado de chuva não é um volume para se preocupar com enchentes. Tivemos chuvas constantes, um pouco mais leves e que perduraram por mais tempo, o que acendeu o alerta para possíveis deslizamentos”.

Para essa semana, o coordenador destaca que não há risco de aumento de chuvas até o momento, apenas precipitações pontuais na região do Vale. Caso alguém se encontre em situação de risco ou verificar qualquer alteração na localidade onde mora, a Defesa Civil aconselha para que as pessoas saiam de casa imediatamente e acionem o órgão pelo telefone (47) 9995-44686 ou ainda com o 193.

Ocorrências

A Defesa Civil de Rodeio divulgou algumas ocorrências registradas no domingo e na manhã de ontem, devido à grande precipitação de chuva. Dentre as situações ocorridas, estão a queda de um muro na rua Rio Belo, bairro Rodeio 32, nas casas do projeto Ressoar e também estragos em outras ruas, principalmente no interior do município. Segundo o órgão, 80 milímetros de chuva foram registrados em 24 horas.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui