Desafio além da matemática
Clarice Graupe Daronco [email protected]
.jpg)
“O MateMage não é apenas um teste de conhecimentos; é uma jornada que encoraja a exploração de conceitos matemáticos, promove o raciocínio lógico e desafia os participantes a pensarem além dos limites convencionais. Este desafio não é apenas sobre encontrar respostas corretas, mas sobre o processo de descoberta, a jornada intelectual que nos leva a compreender os intrincados caminhos da matemática”. As colocações são dos autores: Angélica Abdalla, Jucimara Franciele Valcanaia, Kauana Rodrigues e Marciano José Emilio da Silva que criaram em 2022 o MateMage – Desafio Matemático “Maurício Germer”.
Conforme o professor e diretor da Escola Municipal Maurício Gemer, Marciano José Emilio da Silva, no mês de novembro foram apresentados os projetos dos alunos. “Neste ano o MateMage foi ampliado e todas as turmas do segundo ao oitavo ano fizeram um projeto”.
Segundo Silva “a ideia deste projeto começou no ano de 2022 com o objetivo de estimular o gosto e o estudo da matemática. Na criação do projeto os alunos dos 5°s anos eram o público-alvo com participação de alunos e professores dos 4°s anos que assistiram ao projeto. O projeto contempla quatro etapas: a primeira etapa consiste em apresentar a roleta da tabuada, em que são sorteados 27 alunos, que em três rodadas responderam às perguntas. A cada acerto, o grupo recebeu dez pontos. A segunda etapa contemplou uma série de desafios matemáticos. Nesta etapa foram sorteados 18 alunos. Como terceira etapa, tem a proposta de desafios em formato de situações-problema trabalhadas em sala de aula.
No ano de 2023 o MateMage ganhou maior força sendo aplicado em todas as turmas. Sempre com participação direta da coordenação pedagógica e dos professores de matemática que formulam o material”.
Questionado sobre o impactos do projeto na escola e comunidade, o diretor afirma que “o projeto MateMage demonstra grande interesse por parte dos alunos, dos professores e apoio dos pais. Com um mês de antecedência, todos são convidados a estudarem os assuntos matemáticos que serão abordados para que então possam participar da competição com maior segurança e entendimento”.
Silva observa ainda que quando criamos o projeto tivemos como sonhos e perspectivas para o futuro: ampliar e destacar o projeto nas turmas. Envolver outras disciplinas e principalmente estimular cada vez mais o interesse pela área da matemática, bem como sua relação interdisciplinar com as outras áreas do conhecimento. “Neste ano já conseguimos realizar este sonho e agora temos que sonhar mais alto para 2024”.
Imagens
Foto: FOTO/EMMG