21.2 C
Timbó
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Direito a acompanhante para mulher em consultas e exames

Data:

Direito a acompanhante para mulher em consultas e exames

Foto: Divulgação

Os vereadores de Timbó, Douglas Emanuel Marchetti e Gilmara Maria Baddaratz Giotti repassaram à redação do JMV as informações referentes ao Projeto de Lei Ordinária Nº 0021/2023 que dispõe sobre o direito da mulher optar pelo acompanhamento por pessoa de sua confiança ou profissional de Saúde da instituição, durante a realização de exames, consultas ginecológicas ou procedimentos que utilizem de sedação ou anestesia, no âmbito do município de Timbó.

Segundo o vereador Douglas Marchetti “confiança inabalável. Penso que é nisso que deve se basear a relação entre médico e paciente. Estamos acompanhando nos últimos tempos, em todo o Brasil, infelizmente, inúmeros casos de abusos em pacientes mulheres, em procedimentos sedativos, que as deixam inconscientes. A confiança é a base de tudo. Sabemos que aqui em Timbó o nosso médico, bem como todos os profissionais de Saúde, têm altíssima credibilidade e ética. Mas penso que podemos fazer algo que seja exemplo para todo o Brasil. Desenvolver um Projeto para se tornar espelho para todo o país!! Foi com essa intenção que me reuni com a minha amiga vereadora Gilmara, que é Procuradora da Mulher na Câmara, e desenvolvemos o projeto de Lei que permite às mulheres terem a opção, caso queiram, de serem acompanhadas, em procedimentos ginecológicos ou que envolvam anestesia/sedativos. Desta forma, as clínicas precisam colocar em local visível a permissão que, caso a paciente desejar, pode ser acompanhada nesses momentos”.

- Publicidade -

Marchetti afirma que “o projeto não inclui locais como centros cirúrgicos, ou situações de emergência e UTI, em que a prioridade é agir na proteção e na defesa da saúde e vida da paciente”.
Lembrando que o projeto foi apresentado para os demais vereadores na sessão do dia 20 de março, e encontra-se em tramitação no Legislativo.



Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui