21.4 C
Timbó
segunda-feira, 24 de junho de 2024

Educação Ambiental em foco na Semana da Sustentabilidade

Data:

A Educação Ambiental desempenha um papel crucial em qualquer comunidade, sendo essencial para sensibilizar os cidadãos sobre a importância da preservação do meio ambiente e para cultivar hábitos e comportamentos mais sustentáveis. No contexto específico de Timbó, diversas iniciativas voltadas para a Educação Ambiental merecem destaque.

Destacam-se as ações promovidas pelo Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), em colaboração com a Prefeitura de Timbó, através do departamento de Meio Ambiente, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a Fundação de Cultura e Turismo (FCT), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).

- Publicidade -

Uma dessas ações ocorrerá amanhã, dia 5 de junho, com a realização da 2ª Noite de Documentários, a partir das 19h, no Teatro Municipal do Centro Integrado de Cultura (CIC) Prefeito Ingo Germer. Os documentários apresentados foram produzidos por estudantes do Ensino Médio de Timbó, abordando temas relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e à realidade do município.
O evento é aberto à comunidade e incluirá a premiação dos melhores documentários, além de uma apresentação do Grupo Andreia Mendes.

A programação faz parte da Semana do Desenvolvimento Sustentável (SDS) de Timbó, em sua terceira edição este ano, oferecendo atividades do dia 5 até o dia 16 de junho, destinadas a todas as faixas etárias, desde os Núcleos de Educação Infantil até o ensino superior, e para o público em geral interessado no tema.

O Centro Integrado de Cultura Ingo Germer será o principal local das ações, recebendo Workshops nos dias 6, 7 e 8 de junho, abordando temas como tintas naturais, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), fauna nativa, Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANCs), interação sensorial e a importância dos oceanos. Os workshops serão realizados nos dias 6 e 7, em três horários: 8h, 13h30min e 19h, e no dia 8 de junho, às 8 e às 13h.

No dia 15 de junho, das 8h30min às 12h30min, ocorrerá o Dia da Família no Jardim Botânico, com workshops e exposições.
Destaca-se ainda a Caminhada Noturna programada para o Morro Azul, com o intuito de contemplar o nascer do sol, no dia 16 de junho. Um ônibus partirá da Prefeitura às 4h15min, levando os participantes até a área do galpão/camping do Morro Azul. A caminhada até o topo do Morro será realizada a pé, com retorno previsto para às 8h. O número de vagas é limitado, e as inscrições foram abertas on-line a partir do dia 3 de junho.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui