23.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Expedição Montanha

Data:

Expedição Montanha
Participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os cogumelos enquanto realizavam a colheita …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: Divulgação

BENEDITO NOVO – A Toca dos Índios, em Benedito Novo foi sede da 1ª Expedição Montana Mata Atlântica. O evento que aconteceu nos dias 13 e 15 de março, contou com a presença de um convidado especial: Marcelo Sulzbacher, doutor em cogumelos comestíveis e plantas alimentícias não convencionais, famosas PANC’S.

A informação é de uma das organizadoras do evento, Julie Anne. Segundo ela, a 1ª Expedição Montana Mata Atlântica contou ainda com a participação de cozinheiros, médicos, biólogos, psicólogos e simpatizantes, onde uma das programações especiais foi a coleta explicativa. “Ou seja, todos os participantes foram orientados a colher os cogumelos com explicação científica sobre eles, e após, aprender a cozinhar com o chef o alimento colhido”.

- Publicidade -

Julie Anne conta que a maior parte da alimentação do evento foi baseada em insumos da colônia: oportunidade em que aconteceu a visitação da produção à colheita, como: carnes, queijos, leite, pães, raízes, ovos e hortaliças. “Para a realização do evento contamos com a parceria de empresas renomadas que incentivam projetos que apoiam pequenos produtores, como: Blum’s Kaffee, Germânia Alimentos, Brotland, Stark Alimentos, Cogumelos Caruso, Funghi Haus, Empório Frozen, Germer Porcelanas e Toca dos Índios”.

De acordo com Julie Anne o mais interessante é ver a integração de pessoas tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo, pessoas com sensibilidade pela natureza, pelo frescor e pureza dos alimentos, pela confraternização em família e amigos. “Foi um evento que marcou a vida de todos”.


Participantes avaliam o evento

“Ajudou muito a quebrar um certo preconceito que eu tinha com cogumelos, além de incentivar também o produto para uso culinário, já que muitos dos cogumelos colhidos eram do meio gastronômico. O evento permitiu essa troca de experiências e ideias o que é sempre gratificante e vale a pena”, disse José Augusto F. Souza, de Blumenau.

“Parabéns pela organização do belíssimo encontro e à reflexão que nos proporcionou”, destacou Margarete Gütter, de Blumenau.

“Obrigada a todos pela ótima companhia nesses dias e pelo compartilhamento de tantas experiências. Vocês são demais!”, afirmou Pamela Eduarda Maass, de Blumenau.

“Quero agradecer a todos que participaram desta aventura, em especial à Julie, ao Zaga o super chef, ao doutor Marcelo pelo conhecimento científico que nos proporcionou, aos pequenos gafanhotos Zé Cozinha e Camila, pela resistência da maratona e Cynthia que me convidou para este evento que tanto me acrescentou e, por meio dos nominados, deixo meu abraço a todos os novos amigos que conheci nestes três dias”, relatou Rita de Cassia, de Blumenau.

 ”Apurar o olhar entre tantas espécies na Mata Atlântica, coletar cogumelos selvagens para o seu próprio jantar, sem medo de errar… Obrigada Marcelo por tornar acessível seu conhecimento científico, Zaga pelos sabores, Julie por nos permitir conhecer tantos convidados bacanas, foi tão bom retornar desta forma para a Toca dos Índios, este paraíso na terra”, destacou Sandra Gutz, de Blumenau.

“Foram tantos momentos incríveis, só temos a agradecer aos participantes e colaboradores! Belo trabalho dos chefs, Luiz Zaga e Julie Anne, que souberam trabalhar muito bem os ingredientes, cogumelos da Mata Atlântica e Panc’s, colhidos! Em breve anunciaremos as novas expedições”, destacou Marcelo Sulzbacher, que é da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

“O evento foi a melhor experi ência gastronômica da minha vida! Foram 3 dias de pura troca de conhecimento e muitas amizades incríveis. Amei participar e estou ansiosa pelo próximo!”, comentou Larissa Saldanha Lersch, de São Borja, no Rio Grande do Sul.

 ”Encontro muito bom!! Parabéns para os idealizadores!! O modelo, local, equipe, parceiros !! Tudo perfeito!! Mas com certeza, além do aprendizado, os relacionamentos foram ótimos!! Sempre nos passem as novas ideias!!”, destacou Carmem Moratelli Piske, de Blumenau.

“Final de semana na Toca dos Índios, com a organização da Sul – raiz e o especialista em cogumelos comestíveis Marcelo, foi incrível. Uma experiência completa, aprendemos, trocamos ideias, tivemos a oportunidade de entender na prática, in loco, realmente uma experiência difícil de encontrar por aí. Poder entrar na mata, aprender sobre, depois cozinhar e conversar é algo que gera um aprendizado enorme. Parabéns a todos os envolvidos e aos chefs Zaga e Julie Anne pela coragem de colocar em prática”, avaliação da Nathalia Crepaldi, de São Caetano do Sul, cidade de São Paulo.

Para finalizar Julie Anne adiantou que a segunda edição desta expedição já está sendo planejada, interessados devem acompanhar as novidades no Instagram @sulraiz e @tocadosindios.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui