Timbó
Feira da Agricultura Familiar oferece produtos da estação
.jpeg)
Com a chegada do Verão, o sol aparece e a natureza traz frutas características da estação. Assim, as altas temperaturas pedem por alimentos refrescantes. Além disso, elas são alimentos repletos de vitaminas, minerais e antioxidantes. Dessa forma, possuem alto teor de água e sais minerais em sua composição. Portanto, seu consumo repõe os eletrólitos perdidos durante a transpiração causada pelo calor do Verão. Assim, as frutas permitem a regulação da hidratação do corpo, do pH do sangue e do funcionamento de neurônios e músculos.
Para saber como anda a venda de frutas, verduras e hortaliças, nesta época do ano, a redação do JMV conversou com alguns produtores que fazem parte da Feira Municipal da Agricultura Familiar que atende terças e sextas-feiras, no espaço ao lado da antiga Sociedade Cultural.
Em conversa com os produtores de orgânicos e convencionais, que dividem os espaços da Feira Municipal conferimos que o consumidor, apesar do clima, pode encontrar algumas variedades de frutas da estação.
Segundo o produtor Jair Dallabona, a Feira está bem movimentada. “Neste época tenho para comercializar a banana branca, maçã e caturra; pitaia e figos”.

Questionado sobre as constantes chuvas que estão sendo registradas no município nos últimos dias, se as mesmas prejudicam a produção de frutas e hortaliças, o produtos observa que “com relação à chuva a mesma está prejudicando a produção dos figos que está em plena safra”.
Dallabona observa a Feira comercializa desde produtos orgânicos, como convencionais além de doces e bolos. São sete produtores ao todo, sendo que os que oferecem produtos orgânicos são: Jair F. Dallabona, Alinor Krieser e Vanusa Kertischka.
Na Feira o consumidor também encontra produtos da família Krieser: geleia, pão, cuca, açaí; produtos da família Gesner: batata doce, chuchu, beringela, feijão, tomate, cenoura, repolho, couve- -flor, couve-folha e brócolis; tem também a banca da Arlete que está oferecendo: banana, maracujá, morango, lichia, geléia, mus, melado, mel, arranjo de antúrio e amendoim doce.
Quem passa pela Feira também pode levar para casa, algumas variedades de folhosas, na banca do Rodrigo e Vanusa Kertischka, que são proprietários do Sítio da Colina, em Doutor Pedrinho. “Temos para oferecer desde alface, rúcula, repolho, azedinha, batata-doce, cebola de cabeça, batatinha inglesa e beterraba. Logo começa colheita do feijão- -preto e do milho-verde”.
Sobre as chuvas que estão sendo registradas, Vanusa afirma que “as chuvas tem atrapalhado muito mesmo, principalmente na questão de constância de plantio. O que afeta nas vendas e abastecimento da Feira”.
Quem frequenta a Feira da Agricultura Familiar não pode sair sem passar pelo estande do tradicional café colonial que conta com sucos diversos, café, doces, cucas e bolos em diversos sabores.

Feira da Agricultura
As frutas, verduras, hortaliças e demais produtos são encontrados junto à Feira da Agricultura Familiar que está localizada ao lado da antiga Sociedade Cultural. Desde sua implantação a Feira é coordenada por uma comissão composta por um integrante da Associação dos Produtores Orgânicos (ProOrg) de Timbó, um da Associação do Agronegócio de Timbó (Assagro), um da Epagri e um da Prefeitura. No total são sete produtores que fazem parte da Feira e colocam seus produtos para comercialização.
Para os sete produtores que fazem parte da Feira da Agricultura Familiar a mesma é de suma importância para o pequeno produtor manter seus ganhos fugindo de atravessadores e tendo assim melhor qualidade de vida. “Outra coisa importante é a inclusão do pequeno agricultor na sociedade. O espaço é muito bom para o agricultor e para o consumidor, pois é possível deslocar-se dos bairros para frequentar a Feira vindo de ônibus, visto que o terminal está bem próximo. Com relação ao movimento na Feira, foi observado que o mesmo está melhorando a cada dia de Feira realizado”.
A Feira foi implantada neste novo espaço no mês de maio de 2019, atendendo a um antigo pedido dos agricultores que até então estavam alocados no espaço localizado junto à Praça das Bandeiras, no Centro, e registravam baixo movimento. O novo espaço oferece amplo estacionamento e muito mais tranquilidade para os clientes fazerem suas compras.