19.4 C
Timbó
quinta-feira, 19 de junho de 2025

Escola de Timbó tem projeto selecionado para etapa estadual da Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente

Data:

A etapa regional da Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente foi um sucesso, reunindo 23 trabalhos de sete municípios em torno do tema “Educação e Justiça Climática”. Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) apresentaram soluções inovadoras para problemas ambientais locais, demonstrando o protagonismo juvenil e o compromisso das escolas com a sustentabilidade.

Do total de projetos apresentados, dois foram selecionados para representar a região na etapa estadual, que acontecerá em agosto. Entre eles, destaca-se o projeto da Escola Municipal Maurício Germer, de Timbó, que se sobressaiu pelo trabalho com composteira, fruto de uma parceria valiosa com a empresa Euro Ambiental.

A 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA) é uma iniciativa promovida pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Tem como objetivo mobilizar crianças, adolescentes e jovens para se engajarem em ações significativas no campo socioambiental.

Projeto em parceria

A seleção do projeto da Escola Municipal Maurício Germer, de Timbó, para a etapa estadual é motivo de grande orgulho e reconhecimento ao trabalho desenvolvido em parceria com a Euro Ambiental. A empresa, que tem o ESG (Environmental, Social and Governance) como pilar fundamental, desenvolveu um projeto de horta e composteira sem custos para a escola, com foco social e educativo.

O projeto, coordenado por Gabriel Cristofolini, contou com o suporte técnico e operacional da analista de Sustentabilidade, Maria Eduarda Augustinho. A profissional esteve presente na escola participante, realizando o levantamento da quantidade de resíduos orgânicos gerados, orientando as equipes escolares, acompanhando a implementação e garantindo o bom andamento de cada etapa.

A Euro Ambiental também foi responsável pelo dimensionamento das leiras de compostagem, desenvolvimento de materiais didáticos e apostilas específicas para o trabalho pedagógico. A instalação das composteiras foi feita pela própria escola, com apoio técnico da equipe da Euro Ambiental.

O projeto contou ainda com o engajamento e dedicação da professora da Escola Maurício Germer, Cláudia Sabrine Brandt. O sucesso da iniciativa é reflexo do comprometimento de todos os envolvidos.

A Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente demonstra a importância de promover a educação ambiental e o protagonismo juvenil na busca por um futuro mais sustentável. A parceria entre escolas, empresas e a comunidade é fundamental para construirmos um Brasil com educação e justiça climática.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.