Festa do Imigrante tem programação mantida
Problemas causados no Pavilhão de Eventos serão resolvidos até a data de início dos festejos …
CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

TIMBÓ – A cidade de Timbó está se preparando para comemorar os 142 anos de colonização do município com a realização da 21ª Festa do Imigrante, que acontece de 7 à 12 de outubro. Depois das chuvas que caíram por diversos dias no município, causando alagamentos, enchentes e quedas de barreiras a Comissão Organizadora da Festa esteve reunida para verificar os problemas ocasionados no Pavilhão Municipal de Eventos Henry Paul, local onde é oferecido ao público dança, música, gastronomia típica e tradições, promovendo o intercâmbio cultural entre a região do Vale do Itajaí e o Estado de Santa Catarina
Segundo o diretor presidente da Fundação Cultural da Prefeitura de Timbó, entidade responsável pela organização da Festa junto com a Comissão Organizadora, Jorge Ferreira, o Pavilhão de Eventos foi afetado pelas enchentes e desde o dia 12, diversas equipes estão envolvidas na limpeza e verificação dos estragos que serão, na grande maioria, reparados até o dia da festa. “Não vamos cancelar a festa, mas adaptar o local para a Festa e esperamos que o público entenda”, destaca Ferreira.
Questionado sobre a atual situação do Pavilhão de Eventos, que ficou quase que completamente debaixo da água, nos dias 8 e 9 de setembro, o diretor presidente da Fundação afirma que por estar a três semanas da data de abertura da Festa, não tem mais como fazer reformas significativas. “Vamos ajustar os estragos, estamos nos adaptando a esta realidade e tentando fazer de tudo para que a Festa aconteça”, afirma Ferreira ao ressaltar que é um período difícil para muitos timboenses e todos estão solidários. “Queremos, com a realização da 21ª Festa do Imigrante, amenizar um pouco esta tristeza, e com muita alegria que é o objetivo da festa, estimular nosso povo a continuar batalhando. Somos um povo trabalhador e perseverante e não será esta enchente que vai acabar com nossos objetivos de vida”, frisa ele ao observar que os estragos não foram tão significativos, porém não há mais tempo hábil para realizar melhores reparos.
Sobre as novidades desta edição, Ferreira relata que entre as novidades está o período de duração da Festa, que será de seis dias e a apresentação de 20 bandas que vão animar os dias do evento.
Programação da festa
De acordo com a programação, informa o diretor presidente da Fundação, a Festa começa com o Esquenta, no dia 1º de outubro na Praça da Thapyoka; as famosas retretas neste ano serão quatro, começando no dia 1º, e seguindo nos dias 7, 8 e 11 de outubro. “Outra novidade é que neste ano teremos um Biergarten, um novo espaço para nosso público, sendo que continuamos com o Pavilhão Cultural onde sete bandas vão animar o público gratuitamente. Já na noite do dia 12 teremos a apresentação de uma banda da Itália”, adianta Ferreira ao comentar que para prestigiar os Clubes de Caça e Tiro, acontecerá nesta edição a escolha do Rei do Tiro, Rainha do Tiro ao Pássaro e Rei e Rainha do Bolão.
Outra novidade contada pelo diretor presidente da Fundação é a parceria que trará para Timbó, o show nacional com Hugo e Tiago. “Teremos demonstração de balonismo, algo inédito na nossa região”, destaca Ferreira ao afirmar que a expectativa da Organização para este evento é muito grande, pois desde fevereiro a equipe está se reunindo para definir e preparar uma das melhores Festas para os timboenses e visitantes. “Estamos organizando uma festa que dê orgulho aos timboenses, que leve alegria a todos, onde todos possam participar e prestigiar. Uma festa pensada para todos os tipos de públicos”, afirma Ferreira ao comentar que o principal objetivo da Comissão Organizadora, Fundação e Prefeitura é o de promover seis dias de integração entre a população, a cultura e as tradições da cidade. “Não almejamos lucro, mas sim a alegria a e participação dos timboenses na festa”, comenta ele.
Eventos
A 21ª Festa do Imigrante terá uma intensa programação que começa com o Desfile de Abertura com a Banda Municipal Professor João Muller; bailes; show com Elisangela Dias; com o Italiano Valmir Bertotti; com Dany e Rafa; com Pileka e Mauro; com Alex e Willian e com Orlando e Odair; Encontro de Danças Folclóricas; Timbó em Canto – Prêmio Estudantil da Canção; Escolha das Rainhas e Princesas da 22ª Festa do Imigrante; Desfile Alegórico com o tema: “Nossa história, Nossa Tradição, Nossa Gente”; além de diversas apresentações artísticas e culturais; comida típica alemã e italiana, café colonial, churrasco, Biergarden; Parque de diversões; Tenda eletrônica; venda e exposição de artesanato e produtos típicos e ainda, demonstração de balonismo.