17.5 C
Timbó
segunda-feira, 27 de maio de 2024

Festival Gastronômico de Pomerode define tema de 2024

Data:

18ª edição será de 4 a 21 de julho no Pavilhão Municipal de Eventos

O 18º Festival Gastronômico de Pomerode vai promover um encontro da tradição germânica com ingredientes brasileiros adotados pelos imigrantes. De 4 a 21 de julho, 12 restaurantes servirão ao público receitas inéditas inspiradas no tema “Raízes Germânicas, Sabores Tropicais”. É a primeira vez que o evento lança foco sobre o lado tropical da chamada cultura brasileira de origem alemã.

- Publicidade -

As receitas elaboradas terão como protagonistas alimentos encontrados na exuberante Mata Atlântica ou que eram de consumo regular na então província de Santa Catarina, no século XIX. Cada estabelecimento assumiu o desafio de criar um prato novo a partir de um ingrediente sorteado. São eles: palmito, milho, aipim, melado, farinha de mandioca, batata-doce, banana, frutas cítricas, cachaça, café, cará e amendoim. O tema integra o festival às celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

— O desafio que o festival propõe aos restaurantes não é pequeno. Queremos sempre oferecer ao público experiências novas, mas sem perder conexão com a essência de Pomerode. É mais ou menos o que os imigrantes tiveram de fazer há mais de um século, adaptando a cozinha europeia aos hábitos e ingredientes que já existiam por aqui — analisa o presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Manfredo Goede.

Nesta edição, o trabalho de elaboração das receitas conta com a consultoria gastronômica do chef Willian Aimar, viabilizada por uma parceria entre Associação Visite Pomerode e Sebrae/SC. Desde março, os 12 restaurantes vêm participando de palestras, workshops e treinamentos com o objetivo de transformar o tema escolhido em uma experiência gastronômica única.

— A parceria Sebrae e Avip é muito próspera e estamos animados e ansiosos com o resultado do Festival Gastronômico. Acreditamos que esse trabalho evidenciará ainda mais a riqueza e o protagonismo da gastronomia alemã. O Sebrae segue incentivando o turismo de Pomerode — afirma a analista técnica do Sebrae Alice D’Oliveira.

Além dos chamados “pratos estrela”, que obedecem à temática de cada edição do festival, cada restaurante tem liberdade para explorar a própria identidade gastronômica em outros pratos do cardápio. Ao todo, serão cerca de 100 opções à escolha.
Requinte em Pomerode

Estão mantidas para a 18ª edição as características que fazem do Festival Gastronômico de Pomerode um evento único no Brasil. Todos os 12 restaurantes são reunidos num mesmo ambiente: o Pavilhão Municipal do Eventos. Ou seja, o visitante pode experimentar criações diversas sem sair do lugar.

Porém, ainda que o espaço seja de festa, tudo lembra um restaurante. Ambientação e música intimistas, garçons uniformizados, taças de cristal, louças de porcelana, talheres de metal e detalhes que contribuem para uma experiência requintada no inverno do Vale Europeu.

A programação completa, com todas as atrações do evento em 2024, está em elaboração e deve ser divulgada no mês de junho.
Festival Gastronômico de Pomerode
Quando: 4 a 21 de julho
Onde: Pavilhão Municipal de Eventos
Tema: Raízes Germânicas, Sabores Tropicais
Mais informações: www.visitepomerode.com.br
Crédito: Daniel Zimmermann, Divulgação

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui