30.6 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Henrique Drews Filho: uma história de glórias e o pesadelo no final da vida

Data:

Henrique Drews Filho: uma história de glórias e o pesadelo no final da vida
Depois de lutar por dois anos contra um câncer de próstata, o ex-prefeito de Pomerode, Henrique Dr …

JMV

Foto: DIVULGAÇÃO

POMERODE – Depois de lutar por dois anos contra um câncer de próstata, o ex-prefeito de Pomerode, Henrique Drews Filho, morreu ontem, às 15h25min. Ele estava internado desde setembro no Hospital e Maternidade Rio do Testo, em Pomerode. Aos 62 anos, deixa a esposa e dois filhos. O velório ocorreu na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, no Centro. O sepultamento foi no Cemitério Testo Central. A prefeitura decretou luto oficial por três dias.
Drews Filho governou a cidade em três ocasiões (77 a 83, 89 a 92 e 97 a 2000). Além de lutar pela saúde, o ex-prefeito tinha outra batalha para se preocupar. Desde novembro do ano passado, ele cumpria prisão domiciliar por condenação em processo de desvio de verbas públicas em proveito próprio. Depois de dois meses detido no regime semiaberto do Presídio Regional de Blumenau, conseguiu alvará de soltura. O pedido para que saísse da unidade prisional foi feito pelos advogados de Drews Filho, que alegaram que o cliente estava com a saúde fragilizada.

Legado
Apesar das complicações jurídicas, Henrique Drews Filho marcou história em Pomerode. Durante 14 anos administrou um dos municípios com os melhores índices de educação, saúde e nível social. Suas gestões são lembradas pelo desenvolvimento econômico, o turismo e pesados investimentos em infraestrutura viária, educação e saúde. O caso que o levou à prisão é até hoje discutido nos bastidores da política local.
Defensores do ex-prefeito afirmam que ele quis resolver a situação precária deixada pelo antecessor, pagando os salários dos servidores, no final do ano, com recursos de empréstimos particulares, que foram quitados posteriormente através da Associação dos Servidores Públicos. O método, se verdadeiro ou não, constituía uma irregularidade e foi contestado pelo Ministério Público.
Drews viveu momentos de glória em Pomerode, sendo o único político a ser eleito três vezes prefeito da cidade mais alemã do Brasil. Mas o final de sua vida foi muito deprimente, em função dos processos que tanto desgostos lhe causaram, até resultar em sua fatídica doença.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui