29.2 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Igrejas realizam celebrações

Data:

Igrejas realizam celebrações
Membros devem estar atentos aos horários das transmissões das missas durante a Semana Santa …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Igreja Matriz de Rio dos Cedros celebra Missa de Ramos com fotos das famílias expostas nos bancos
Foto: MORGANA MARIA BONA BERTOLDI
Igreja Matriz de Rio dos Cedros celebra Missa de Ramos com fotos das famílias expostas nos bancos

TIMBÓ – Em meio à pandemia causada pelo novo Coronavírus e com o isolamento em casa, a Semana Santa será diferente para os cristãos. Na semana passada a Diocese de Blumenau, através do bispo diocesano, Dom Rafael Biernaski, emitiu um novo decreto com orientações com relação à Semana Santa. “Considerando que, segundo as autoridades civis, a realidade ainda inspira cuidados; considerando que a Páscoa, precedida pela Quaresma e estendida até Pentecostes, não pode ser transferida; determinamos as seguintes regras”, observa o bispo. 

De acordo com o decreto na Igreja Catedral e nas igrejas paroquiais, sem a participação dos fiéis, o bispo e os párocos celebrem os mistérios litúrgicos da Semana Santa, avisando os fiéis da hora de início de modo que possam se unir em oração nas respectivas habitações. Onde for possível, as celebrações sejam transmitidas para que os fiéis possam acompanhar de suas casas. “As celebrações não podem ser gravadas, mas transmitidas ao vivo”.

- Publicidade -

Todas as paróquias católicas de Timbó e região estão seguindo o decreto da Diocese, razão pela qual o Domingo de Ramos, celebrado no dia 5 de abril, foi transmitido pelas redes sociais. Em Timbó a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no bairro dos Estados ,está com uma intensa programação nas redes sociais da paróquia e na Rádio Cultura 92,1FM.

As celebrações da Semana Santa tiveram início com o Domingo de Ramos, dia 5 de abril, oportunidade em que os fiéis foram motivados a colocar na porta ou no portão de suas casas algum ramo verde para expressar a comunhão neste dia em que celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A programação da Semana Santa seguiu com transmissão ao vivo, ontem dia 6 de abril, da Santa Missa. Na terça, quarta e quinta-feira terá celebrações no Facebook da Paróquia às 15 e às 19h.

Já na Sexta-Feira Santa, às 15h será transmitido ao vivo a Celebração da Paixão do Senhor e às 19h será transmitido ao vivo a meditação da Via-Sacra, onde todos são convidados a rezar junto. No Sábado Santo, às 19h acontecerá a transmissão ao vivo da vigília pascal. Nesta celebração o padre estará acendendo o círio da família. Aqueles que não possuem o círio da família poderão acender uma vela simples. Também nesta celebração será dada a benção da água, então, deixe preparado um recipiente com água para ser abençoada.

O Domingo de Páscoa terá transmissão ao vivo da Santa Missa da Páscoa às 8h. O padre e a direção da paróquia motivam a todos para que neste dia coloquem um lenço branco na porta ou no portão de suas casas. “Para através deste símbolo testemunharmos ao mundo que Jesus venceu a morte e está vivo e ressuscitado em nosso meio”.


Rio do Cedros

Seguindo as recomendações do Decreto da Diocese de Blumenau a Igreja Matriz da Paróquia Imaculada Conceição, de Rio dos Cedros, realizou uma celebração bem diferente no Domingo de Ramos. De acordo com informações, a celebração da Missa de Ramos, que marcou a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém foi histórica para a comunidade de Rio dos Cedros, quando ao invés dos fiéis presenciais, que estão impedidos de se reunirem em grandes aglomerações devido ao Coronavírus, cada família da comunidade enviou uma foto, que foi exposta nos bancos. A celebração foi do padre José Vidalvino e do diácono Arcindo Fagunda.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui