14.8 C
Timbó
sábado, 13 de julho de 2024

Janeiro Branco

Data:

Janeiro Branco
Grupo de profissionais, políticos e voluntários participam de ações de conscientização da camp …

Clarice Graupe Daronco / JMV

INDAIAL – “Criada no Brasil em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Depressão, ansiedade e fobia são alguns dos transtornos que englobam a saúde mental”. Com essas palavras a profissional de Educação, Márcia Tonett Lopes de Oliveira fala sobre as ações desenvolvidas durante o mês de janeiro, em decorrência da campanha Janeiro Branco.

Segundo Márcia este é o primeiro ano em que ações são realizadas em prol da saúde mental na cidade de Indaial. “A vereadora Ana Paula Reiter juntamente com as psicólogas Rúbia Carla Kisner e Gislane de Oliveira Pereira abraçaram a causa e contaram com o apoio da equipe Girassol, que são pessoas voluntárias de várias áreas profissionais e também do deputado Estadual Kennedy Nunes que há anos luta e institui projetos para prevenir a violência contra as mulheres, mutilação entre adolescentes e crianças e o suicídio”.

- Publicidade -

A profissional informa que entre as ações realizadas destaca-se o plantio de mudas de árvores, de ipê branco, que é o símbolo da campanha, em seis pontos estratégicos da cidade: na praça da Prefeitura, pátio no Pavilhão de Eventos Municipal (Pame) que é próximo do Sais, na rodoviária, no pátio da corporação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial, Praça do Jeep Club no Warnow e na Praça da Marechal Floriano Peixoto próximo ao supermercado TOP

Também foram realizadas várias rodas de conversas com as psicólogas Rubia e Gislane, com o apoio da vereadora Ana Paula e da equipe Girassol na Contabilidade Sucesso (Indaial), Timplas (Timbó) e no CRAD. “Nessas ações foram entregues sementes de girassóis e um imã de geladeira com todos os telefones úteis para emergência em caso de situações emocionais de perigo”.

Para finalizar as ações do Janeiro Branco, Márcia relata que foi realizado no semáforo próximo às lojas Hardt, a entrega dos imãs informativos, palavras de carinho e autoajuda, assim como abraços grátis oferecidos pela equipe Girassol. “Ações como essas, são de extrema importância para conscientizar as pessoas e órgãos públicos de quanto é importante prevenir e investir na saúde emocional também, pois cuidar da mente é cuidar da vida. A vereadora Ana Paula irá formular um projeto de Lei na Câmera de Vereadores para que essas ações sejam realizadas sempre no início do ano e que possam se perpetuar durante o ano inteiro na cidade”.

Divulgação/

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui