20.8 C
Timbó
sexta-feira, 24 de maio de 2024

Janeiro é positivo na geração de empregos no Médio Vale

Data:

Caged
Janeiro é positivo na geração de empregos no Médio Vale

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ano começou positivo para os municípios da região do Médio Vale na geração de empregos formais. De acordo com as informações do Cadastro Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho, 4.003 carteiras foram assinadas no mês de janeiro, contra 3.033 demissões. Realizando a subtração dos dados se chega ao saldo geral de 970 novos postos de trabalho.

Os números compreendem as cidades de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

- Publicidade -

Timbó foi o município que obteve maior saldo geral, com a geração de 320 empregos, sendo 1.011 trabalhadores contratados e 691 tiveram contrato rescindido. O município de Indaial ficou na segunda colocação regional, com saldo de 306 empregos, seguido de Pomerode (163), Benedito Novo (53), Rio dos Cedros (42), Rodeio (36), Doutor Pedrinho (29), Ascurra (17) e Apiúna (4).

Criado como registro permanente de admissões e dispensa de empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Caged serve como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho e, desta forma, subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.


Santa Catarina em destaque

Santa Catarina é o segundo estado do Brasil e o primeiro do Sul em geração de novos postos de trabalho. Em janeiro de 2023 o estado criou 15.727 novas vagas com carteira assinada, ficando em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo (18.663).

Com relação aos três estado da região Sul, Santa Catarina lidera. Rio Grande do Sul gerou 10.073 vagas, o Paraná ficou com 6.369 – menos da metade dos empregos catarinenses.

No início do ano, o resultado positivo foi puxado pelo bom desempenho da indústria catarinense, especialmente de transformação, responsável por 9.352 novos postos de trabalho.
Contribuíram ainda para a geração de empregos o setor de serviços (4.683) e da construção (3.583). O único a ter queda foi o comércio de veículos (-3.401).

Os novos postos de trabalho impactaram em diferentes regiões do estado, confira os melhores saldos: Joinville (1.330), São José (1.238), Blumenau (852), Itajaí (793), Chapecó (694).


Novas vagas

Nesta semana, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) divulgou que há no estado 7.357 vagas de emprego disponíveis. As oportunidades são para todos os níveis e também para pessoas com deficiência (PcD). Os municípios de Tubarão (1.110), São Miguel do Oeste (543) e Concórdia (560) contam com o maior número de oportunidades. Na região, há vagas para Pomerode (9) e Timbó (6). 

Para acessar as vagas abertas de acordo com perfil e região, sem a necessidade de se deslocar até um posto de atendimento, os trabalhadores devem fazer o download do aplicativo para celular Sine Fácil, disponível nas plataformas IOS e Android.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui