15.5 C
Timbó
domingo, 13 de julho de 2025

Jorge determina alteração em projeto que proibia poços

Data:

Jorge determina alteração em projeto que proibia poços

Evandro Loes/JMV

Foto: Waldemar Neto

TIMBÓ – O prefeito Jorge Krüger determinou à sua assessoria, a alteração no projeto de Lei Complementar 14/2019, que trata da nova política de Saneamento Básico do município de Timbó. O projeto, em seu artigo 60, inciso XI, previa a proibição da manutenção de poços artesianos ou a captação de águas de fontes naturais para fins de potabilidade (consumo humano), especialmente nas áreas atendidas pela rede pública municipal. No artigo 62, inciso II e alínea “b” previa multa de 100 unidades Fiscal do Município (UFM´s) para infrações relativas à proibição.

Na edição do dia 17, do Jornal do Médio Vale, o vereador Haroldo Fiebes (MDB), manifestou sua contrariedade à proposta e alertou a comunidade sobre o risco da falta de abastecimento, como o que ocorreu no final de 2019 e início de 2020, em vários pontos da cidade. Fiebes disse que a água é um bem fundamental da pessoa humana e as fontes alternativas criam uma espécie de segurança no abastecimento. O assunto ganhou repressão nas redes sociais e, ainda no final de semana, o prefeito Jorge Krüger deu solução à polêmica, determinando a mudança no projeto. Jorge se manifestou favorável à liberdade do cidadão de definir suas fontes de água.

O projeto ainda está em discussão na Câmara de Vereadores, que deve receber o substitutivo por parte do Executivo. O vereador Haroldo Fiebes elogiou a posição do prefeito Jorge Krüger de corrigir um erro que pode ter vindo de alguém da assessoria, que desconhece que muitas famílias ainda contam com seus poços em casa, minimizando a demanda para o sistema público.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.