18.3 C
Timbó
quinta-feira, 30 de maio de 2024

Jornada de 90 anos de fé do Oase Rebecca de Indaial

Data:

“Os 90 anos da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase) Rebecca, de Indaial, representam uma jornada de fé, serviço e comunhão que perdura ao longo das décadas. Desde sua fundação, em 24 de janeiro de 1934, sob a orientação do pastor Heinrich Bühler e sua esposa Elizabeth, o grupo tem sido um farol de amor cristão na Comunidade.”

Essas palavras foram proferidas pela direção do Grupo Oase Rebecca de Indaial, durante o culto em celebração aos 90 anos do Centro de Educação Infantil (CEI) Bom Pastor e dos 90 anos do grupo Oase Rebecca, ocorrido em 14 de abril de 2024 na Igreja Luterana da Ressurreição de Cristo (IECLB), no Centro de Indaial. Participaram deste culto as crianças do CEI Bom Pastor, as senhoras da Oase, as crianças do Culto Infantil, o Coral Cantate e outros membros da comunidade, todos reunidos para expressar gratidão e louvor a Deus.
Em entrevista ao Jornal do Médio Vale (JMV), os pastores Elmo Kempf e Mariana Mayer Kempf enfatizaram que “é importante ressaltar que a Oase é a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, um setor de trabalho dentro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que congrega grupos de mulheres cristãs”.

- Publicidade -

De acordo com registros históricos, a Oase de Indaial realizou sua primeira reunião em 24 de janeiro de 1934, sob a coordenação do pastor Heinrich Bühler e sua esposa Elizabeth. Vinte e uma senhoras atenderam ao chamado, feito publicamente por meio de um jornal em língua alemã, pertencente à cidade de Blumenau. A ata desta reunião, escrita em alemão, ainda está preservada no Arquivo Histórico da Comunidade Evangélica de Indaial, juntamente com outros documentos.

Atualmente, o grupo é composto por 70 mulheres, cujos objetivos incluem a comunhão entre suas membras e com Deus, o testemunho do Evangelho de Jesus Cristo e o serviço através do apoio ao CEI Bom Pastor e parcerias com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Indaial, Apae, Hospital Beatriz Ramos e Bombeiros Voluntários. Juntamente com outros seis grupos de Oase, o Oase Rebecca é um dos pilares da Comunidade Evangélica de Indaial e da Paróquia Evangélica de Indaial.

Os registros históricos indicam que, “em 20 de maio de 2010, o grupo adotou o nome “Oase Rebecca”, em uma votação, em homenagem ao quadro de Rebecca bordado pela ex-presidente Wanda Sedlach (em memória). Rebecca é reconhecida como uma das mães da Igreja, esposa de Isaque e mãe de Esaú e Jacó. As reuniões ocorrem quinzenalmente, oferecendo às mulheres a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus interpretada pelo pastor ou pela pastora, louvar a Deus, orar e confraternizar. O bazar do Oase sempre oferece novidades em trabalhos manuais diversos”.

Os pastores observam ainda que “na tarde de 18 de abril de 2024, ocorreu a celebração oficial pelos 90 anos de existência do grupo. Estiveram presentes diferentes representantes do Sínodo Vale do Itajaí, alguns pastores que trabalharam com o grupo no passado, autoridades civis, representantes de diversas entidades parceiras do Oase Rebecca, bem como ex-presidentes ou familiares das presidentes falecidas. Além destes, é claro que não poderiam faltar as senhoras que fazem parte do grupo, convidadas dos demais grupos de Oase da Paróquia e outros convidados. Agradecemos o apoio, a dedicação, o amor e o carinho. Que Deus continue a nos fortalecer, iluminar e abençoar enquanto seguimos nosso lema: Comunhão – Testemunho – Serviço”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui