20.8 C
Timbó
sexta-feira, 24 de maio de 2024

Lions Clube à frente de ações sociais

Data:

Lions Clube à frente de ações sociais

Foto: FOTOS/DIVULGAÇÃO LC

O Lions Clube é uma organização mundial sem fins lucrativos que tem como objetivo promover serviços comunitários e ajudar pessoas necessitadas. Foi fundado em 1917 em Chicago, nos Estados Unidos, por Melvin Jones, um empresário que acreditava na importância do serviço voluntário e da responsabilidade social.

Atualmente, o Lions Clube está presente em mais de 200 países e conta com mais de 1,4 milhão de associados, conhecidos como “leões”. A organização é composta por clubes locais, que desenvolvem projetos e ações em suas comunidades, e por uma estrutura global que coordena as atividades e iniciativas.

- Publicidade -

Os projetos do Lions Clube estão voltados para diversas áreas, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Cultura e Esporte. Entre as ações mais conhecidas estão a campanha de acuidade visual, que distribui óculos e realiza cirurgias para pessoas de baixa renda; a campanha de doação de sangue; e a campanha de combate ao diabetes.

O Lions Clube também apoia programas de intercâmbio cultural, oferece bolsas de estudo e realiza projetos de liderança para jovens. Além disso, a organização está sempre engajada em iniciativas de combate à fome, à pobreza e à violência, buscando sempre fazer a diferença na vida das pessoas e das comunidades em que atua.

Segundo um dos assessores de Comunicação e Marketing do Lions Clube de Timbó, Ivens A. Manfrini, para o Lions, o período que vai de 1º de julho a 31 de dezembro de cada ano, representa o primeiro semestre do Ano Leonistico ( AL). “Assim sendo, o Lions Clube de Timbó, sob a presidência do companheiro Rodrigo P. do Prado, apresenta um relatório das principais ações realizadas neste período e também as participações em outros eventos. Como já vivemos tempos de quase total normalidade, as ações realizadas foram de grande importância na ajuda de pessoas necessitadas e entidades que atendem pessoas e famílias em vulnerabilidade social”.

Em nota o Lions Clube de Timbó relata que em algumas dessas ações a parceria com o Leo Clube Asas da Liberdade e o Grêmio das Domadoras foi de relevante importância. Dentre as mais variadas campanhas (ações) realizadas, destacam-se as seguintes:

*Empréstimos de equipamentos ortopédicos, como cadeira de rodas, de banho, andadores, camas de hospital, entre outros, que neste período atenderam direta e indiretamente em torno de 650 pessoas;

*Na campanha da visão, ação realizada com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, foram atendidos 150 alunos com exames de acuidade visual, consulta com oftalmologista e doação de óculos;

*A campanha de aferição da pressão arterial e exame da diabetes, atendeu 100 pessoas;

*O Concurso Cartaz sobre a Paz, onde foram premiados com valores em dinheiro os quatro melhores trabalhos e neste ano contemplou a Escola Clara Donner;

*Ajuda aos desabrigados em decorrência aos desastres climáticos: nas cidades de São João Batista, Benedito Novo, Rodeio e Timbó onde foram atendidas em torno de 5.000 pessoas;

*Foram entregues 10 kits com material escolar para alunos carentes de diversas escolas do município, nesta ação com parceria da OAB Timbó;

 *Na campanha contra a fome 40 cestas básicas e roupas foram entregues à famílias em vulnerabilidade social.

Manfrini observa que “pode-se notar o grande serviço humanitário que o Lions Clube de Timbó realizou neste período. Ao lado de tudo isto, ainda o Clube organiza e participa de eventos para captar recursos financeiros para custear todos esses serviços”.

Entre os eventos realizados pelo Lions destaque para: Dia do filé duplo e galeto, Festa do Imigrante, Festa Pomerana. “Para o segundo semestre do AL 2022/2023, além da continuidade das ações já relatadas, realizaremos ainda a famosa “Polenta com galinha”, no mês de junho”.

O assessor destaca ainda que “neste ano Timbó será sede da 60ª Convenção Distrital. Maior evento leonístico do AL, onde o Lions Clube de Timbó será o Clube anfitrião e tendo como destaque o governador Distrital que é associado deste Clube, companheiro Dorival Fiamoncini e sua esposa Nair”.

Manfrini comenta que “tudo o que foi relatado é uma conquista do trabalho dedicado e voluntário dos membros do Clube com o apoio da comunidade timboense e regional, principalmente quando da realização de eventos para captar recursos”

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui