15.3 C
Timbó
sábado, 13 de julho de 2024

Livro foca a valorização da cultura trentina

Data:

LANÇAMENTO
Livro foca a valorização da cultura trentina

Clarice Graupe Daronco [email protected]

Autores: Andrey Taffner Fraga e Renzo Grosselli
Foto: FOTO/DANIELA DESTEFANI
Autores: Andrey Taffner Fraga e Renzo Grosselli

“Parabéns pelo lançamento do livro “Rio dos Cedros nella nostra mente: una comunità trentino-tirolese del Brasile tra storia, identità e mito”! É uma conquista significativa e um marco importante. Desejo muito sucesso na divulgação e que esta obra contribua para enriquecer o entendimento da história, identidade e mitologia da comunidade trentino-tirolesa em Rio dos Cedros, Brasil. Que o livro alcance muitos leitores e proporcione uma valiosa reflexão sobre essa comunidade única e suas experiências ao longo do tempo”. As colocações acima fazem parte de muitas outras que foram descritas e apresentadas na noite do dia 29 de novembro, quando do lançamento do livro “Rio dos Cedros nella nostra mente: una comunità trentino-tirolese del Brasile tra storia, identità e mito”.

Em entrevista o doutorando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), advogado e professor universitário, e também pesquisador e escritor com artigos históricos e jurídicos publicados no Brasil e no exterior, Andrey J Taffner Fraga relata que oficialmente publicado na Itália em dezembro de 2022, o livro foi lançado na Itália em março deste ano e, na sequência, apresentado em diversas cidades que possuem ligação com Rio dos Cedros (Albiano, Cavedine, Mattarello, Vigolana). “Agora, foi a vez de apresentar o trabalho em Rio dos Cedros, cidade objeto do estudo. O evento de lançamento aconteceu no Auditório da Escola de Educação Básica Giovani Trentini e contou com a presença de diversas autoridades”.

- Publicidade -

A solenidade foi abrilhantada pela presença dos integrantes do Grupo Colibri, que apresentaram um repertório tradicional italiano e uma música especial de fim de ano.
Seguindo o protocolo fizeram uso da palavra a agente consular, Norma Maria Da Rui, tratando da ligação entre Rio dos Cedros e Itália, bem como das atividades da agência, especialmente no trabalho com os passaportes italianos. Falou também o presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Berri, que entregou uma moção de aplauso aos escritores como reconhecimento do Poder Legislativo pelo trabalho realizado. O ex-prefeito Marildo Felippe também se manifestou, tratando do início do projeto, que se iniciou quando ele ainda era prefeito, e contou com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores para que o objetivo final do projeto, o livro, saísse do papel.

O presidente do Circolo Trentino di Rio Dos Cedros, Jaime Visentainer, esteve presente e se manifestou em nome da associação, que muito apoiou o projeto. O prefeito Jorge Stolf também se manifestou, expressando o apoio da Prefeitura para o projeto e a importância do registro da história e da identidade cultural para o município.

Os escritores, Andrey Taffner Fraga e Renzo Grosselli, falaram sobre a obra, o percurso da pesquisa e as conclusões alcançadas. Os escritores presentes, ou seus representantes, foram homenageados ao final do evento, com a entrega de certificados.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Rio dos Cedros, através da Secretária de Turismo e Cultura, Giovana Lenzi.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui