21.2 C
Timbó
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Museu trabalha na valorização da cultura musical local

Data:

Museu trabalha na valorização da cultura musical local

Foto: FOTO/MUSEU DA MÚSICA

O Museu da Música que está instalado no antigo Salão Hammermeister, construído no início do século XX por imigrantes alemães, unicamente com a função de salão de bailes, está situado em local privilegiado e cercado por paisagens rurais e tem como objetivo preservar o seu patrimônio, com o intuito de mostrar ao público visitante a cultura musical e a história da construção de instrumentos musicais através dos séculos e gerações.

Dentro dessa perspectiva passa a cumprir com sua missão institucional, desenvolvendo diversas ações educativas e espetáculos musicais variados. O objetivo é de tornar o Museu da Música um espaço para a educação musical, aprendizagem e cultura, assim um dos eventos de destaque é o “Café Musical”.

- Publicidade -

Esse evento é realizado mensalmente no Museu da Música desde 2009 e um dos seus objetivos é proporcionar à comunidade a oportunidade de acesso a eventos culturais de qualidade a custo zero. O evento tem se mostrado bem sucedido em atrair público de diferentes formações e faixas etárias ao Museu da Música, pois o evento traz diversos estilos musicais agradando aos mais variados tipos de público.

De acordo com a profissional de Gestão Documental e Administrativa do Museu da Música, Cleonice Rodrigues Godois Lacerda, o “Café Musical” inicia-se às 9h30min, quando é servido um delicioso café gratuito. “Nossos visitantes veem nesta ocasião uma oportunidade de confraternizar-se, rever os amigos e fazer novas amizades. Em seguida, às 10h, tem início a apresentação musical com cerca de uma hora de duração”.

Cleonice informa que no domingo, dia 19 de março, acontece mais uma edição do Café Musical do ano de 2023. “Na oportunidade o Museu da Música recebe o Grupo Folclórico “Os Cinquentões”. Como tradição deste evento matinal, será servido um café ao público antes do início da apresentação. O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade”.

Os Cinquentões

O Grupo Folclórico “Os Cinquentões” formado por bandoneonistas nasceu com o cinquentenário do município de Timbó, em 25 de março de 1984, de onde também surgiu seu nome. O grupo, que é mantido pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTT), frequentemente anima retretas pela cidade, divulgando a Festa do Imigrante e também participa de festas tradicionais em Timbó e por toda Santa Catarina. O Grupo tem como principal motivo de orgulho, motivação e honra manter acesa a tradição musical do bandoneon.

Os músicos que integram o Grupo “Os Cinquentões” e que irão se apresentar no Café Musical são: Alexandre Schreiber, Anderson Mandel, Augusto Niles Loos, Bertoldo Viebrandz, Daniel Schubert, Eliane K. Bloedorn, Inácio Frotscher, Jackson Loppnow, Laércio Bloedorn, Leopoldo Teske, Marcos Theiss, Maitê Viebrandz, Nilton Theilacker, Rodrigo Kienen e Werner Veigmann.

Através de sua dedicação em preservar e compartilhar a herança cultural do Brasil, o Grupo Folclórico “Os Cinquentões” tornou-se uma parte importante da paisagem cultural de Timbó.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui