22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Museus: Atividades diferenciadas

Data:

Museus: Atividades diferenciadas
Segunda edição do projeto ‘Férias no Museu’ envolve a comunidade durante o mês de janeiro …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: Divulgação

TIMBÓ – Os museus de Timbó estão abrindo as portas nos meses de janeiro e fevereiro para as atividades que integram a segunda edição do projeto “Férias no Museu”. De acordo com a organização os três museus de Timbó: Casa do Poeta, Museu do Imigrante e Museu da Música estão realizando diversas atividades nos espaços, como contação de história, oficinas e atividades lúdicas com resgate de brincadeiras que fizeram parte da infância de nossos pais, avós e dos nossos antepassados.

Segundo informações do profissional do Museu da Música, Ricardo Hedler que atua no atendimento ao público, o Museu da Música iniciou no dia 15 de janeiro a oficina de “Férias no Museu”. Na data, compareceram crianças de várias idades, que participaram também com seus pais.

- Publicidade -

Na oportunidade foram desenvolvidos experimentos com discos de vinil onde as crianças fizeram suas próprias vitrolas manuais e por fim conseguiram ouvir o som do disco de vinil sem precisar de caixas de som. “O som é reproduzido prendendo um alfinete em um palito de churrasco e então colocando o palito na boca. A vibração das ranhuras dos discos provocam a vibração da cabeça do indivíduo e assim é possível ouvir o som dentro da cabeça”.

Em seguida, relata Hedler, foram desenvolvidos instrumentos de percussão utilizando material alternativo e em seguida pintando-os com tinta guache. “As crianças adoram as atividades assim como seus pais”.

O profissional informa que as próximas oficinas do Museu da Música serão realizadas nos dias 22 e 29 de janeiro das 9 às 11h e das 14 às 16h.

Hedler observa que no mês de fevereiro as oficinas serão realizadas com os núcleos de Educação Infantil (NEIs) de Timbó mediante agendamento prévio. “No dia 5 de fevereiro teremos a presença dos alunos do NEI Luar Encantado, no dia 12 os alunos do NEI Maria Luiza Bell e no dia 19 receberemos os alunos do NEI Beija-Flor”.

O profissional adianta ainda que as atividades realizadas nos dias 22 e 29 de janeiro são abertas ao público, podendo participar pessoas de qualquer idade, principalmente crianças e adolescentes.


Casa do poeta

O Museu Casa do Poeta Lindolf Bell também abriu as portas para as atividades da segunda edição do “Férias no Museu”. De acordo com as profi ssionais, poemas, histórias, brincadeiras sobre o mar envolveram as crianças, e nem os adultos resistiram a tanta felicidade em forma de poesia. As atividades foram desenvolvidas no dia 17 de janeiro. “Nossa gratidão a todos que prestigiaram e nosso convite reforçado para quem ainda não veio! Teremos mais duas sextas-feiras de atividades, dias 24 e 31 de janeiro, em dois períodos, das 9 às 11h e das 14 às 16h. Venha navegar com a gente a bordo da nau do capitão Lindolf Bell…poeta dos mares e dos amores”. A organização informa que no local existe espaço disponível para lanches e piqueniques. O Museu não se responsabiliza em disponibilizar os lanches, os mesmos devem ser trazidos pelos visitantes.


Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante também disponibiliza ao público, até o 20 de fevereiro, um conjunto de brinquedos e atividades praticados em um tempo onde as pessoas precisavam usar a criatividade para transformar elementos do cotidiano em lazer e entretenimento. As atividades intencionam relembrar os mais velhos e mostrar aos mais jovens, principalmente às crianças entre seis e 12 anos, algumas das brincadeiras e passatempos de um tempo onde a energia elétrica não era fator essencial para garantir a diversão das famílias e das crianças. Além disso, todas as quintas-feiras, entre às 14 e às 17h, enquanto durar a atividade, terá oficinas para ensinar a confeccionar alguns dos brinquedos que estarão expostos.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui