17 C
Timbó
domingo, 21 de abril de 2024

Nascendo em Timbó

Data:

Nascendo em Timbó
Evento segue até o dia 20 de fevereiro, sempre com início às 19h, na Policlínica de Referência …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: DIVULGAÇÃO

TIMBÓ – Nem bem o ano começou e a Prefeitura de Timbó já está com um calendário de atividades que envolve a família. Destaque para as rodas de conversa do programa Nascendo em Timbó.

De acordo com a organizadora e coordenadora do programa, enfermeira Margot Friedmann Zetsche, a primeira edição do ano do Nascendo em Timbó que teve início na noite de ontem dia 17 e segue até o dia 20 de fevereiro, sempre com início às 19h. “O evento tem por objetivo apresentar às gestantes e aos casais que se tornarão pais, informações relacionadas ao parto, aleitamento, cuidados essenciais e primeiros meses após o nascimento do bebê”.

- Publicidade -

Margot observa que serão momentos muito importantes para os futuros papais, pois oportunizará uma ampla conversa sobre a chegada de um bebê e o preparo para recebê-lo. “A vinda de um bebê é o evento que mais mudanças traz ao círculo familiar. Todos mudarão de papel com a chegada de uma criança. O nascimento não é apenas de um bebê: nascem avós, pais e mães. Isto sem falar que nascerão também: tios, padrinhos e madrinhas”.

A enfermeira explica que o evento quer responder questionamentos que vão de como se preparar para a chegada deste novo ‘ser’, aleitamento materno, parto e principalmente como educar e amar. “Uma das melhores maneiras é conversando muito sobre este momento tão significativo. Está comprovado cientificamente que os grupos educativos de pais e mães fortalecem o vínculo familiar, diminuem os riscos do pré-natal e aumentam significativamente a chance de parto normal”.

Margot observa também que a depressão pós- -parto ou aqueles sentimentos que fazem as mães apresentarem choro fácil, cansaço e insegurança tem incidência menor em quem se prepara psicologicamente.

A coordenadora comenta que outro ponto importante que será abordado é a alimentação. “Não só da gestante e mãe que irá amamentar, mas da família inteira: nossa comida é saudável para dividir com um bebê? É nos dois primeiros anos de vida que se lançam os alicerces da nutrição para a vida: gostos alimentares, boa imunidade, a microbiota (microvida que regulara o intestino. É importante começar bem”.

Margot destaca ainda que a segurança no pré-natal melhora com a explicação sobre os exames gestacionais, cuidando de cada detalhe; cada fase: quais são as coisas para prestar atenção? Quais são os sinais de alerta? Como identificar?

Outro ponto será o parto. “Como é que um trabalho de parto começa? Como é se preparar para o parto? A delicada relação da amamentação: o que fazer até garantir uma boa produção de leite”.

Margot informa que neste ano o evento conta com a participação dos profissionais da Educação Infantil de Timbó, através das coordenadoras dos núcleos de Educação Infantil virão contar que ninguém precisa desmamar o bebê que começa a frequentar a unidade. “A Fisioterapia também dará a sua contribuição! Dá para diminuir a dor nas costas e o desconforto com muitas dicas sobre postura e movimentos corporais”

O evento tem a seguinte programação: ontem, dia 17 a palestra foi sobre “A gravidez e preparo para o parto”; hoje, dia 18, o tema abordado será “Aleitamento materno e puerpério”; amanhã, dia 19, será falado sobre “O parto” e no dia 20, última data do encontro, o tema será “Educar e amar”

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui