17.8 C
Timbó
quarta-feira, 19 de junho de 2024

Nova titular no Tabelionato de Notas e Protesto

Data:

O município de Timbó tem uma nova responsável pelo Tabelionato de Notas e Protesto desde ontem, dia 3 de junho. De acordo com informações a tabeliã Marina Moura Lisboa Carneiro de Farias Carvalho, natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS), assumiu o órgão que tem como funções, entre outros, autenticar documentos, reconhecer firmas, confeccionar procurações e escrituras públicas, protestar títulos dentre outros. Aos 37 anos, Marina trabalhou como tabeliã e registradora civil na Escrivania de Paz do Distrito de São Bento Baixo, município de Nova Veneza, em Santa Catarina, além de já ter exercido a função de advogada na Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Em entrevista a profissional destaca que “nos últimos anos os “cartórios” – como são popularmente conhecidos – ganharam protagonismo com a desjudicialização dos procedimentos, ou seja, sem a necessidade de que as partes procurem o Poder Judiciário para resolução de seus conflitos. Afinal, os tabelionatos têm permissão para atuar em inventários, divórcios, penhor legal, usucapião dentre outras situações”.

- Publicidade -

A tabeliã relata que “de uns anos para cá, a instituição do protesto de títulos também ganhou força, já que o credor de um título pode utilizar os serviços sem qualquer custo. Os custos foram transferidos para o devedor”.

Marina afirma que assume o tabelionato com “grande satisfação e senso de responsabilidade, com a missão de contribuir para o desenvolvimento e crescimento da cidade, desburocratizando e imprimindo a celeridade nos processos e atos, o que é inerente à função e atividade da serventia extrajudicial.Trata-se, na verdade, da continuidade de uma trajetória já consolidada, visto que exerço a função de tabeliã há 10 anos”, ressalta.

A profissional que tem formação e mestrado em Direito e pós-graduada em Direito Constitucional afirma ainda que: “assumo a serventia através de concurso de remoção, o que me permite trazer toda a experiência acumulada para melhor servir e atender à comunidade local”.

Marina foi empossada pela Juíza de Direito doutora Cristine Schutz da Silva Mattos, diretora do Fórum da Comarca, substituindo a antiga interina, Carmen Piazza.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui