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segunda-feira, 20 de maio de 2024

Novo Ensino Médio nas escolas da regional de Timbó

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Novo Ensino Médio nas escolas da regional de Timbó

Coordenadores do Novo Ensino Médio nas escolas da Coordenadoria Regional de Educação. (FOTO/CRE TIMBÓ)

Coordenadores do Novo Ensino Médio nas escolas da Coordenadoria Regional de Educação. (FOTO/CRE TIMBÓ)

O Novo Ensino Médio entrou em vigor nas escolas brasileiras em 2022 para os alunos do primeiro ano, e a previsão é de que até 2024 esse novo formato de educação seja aplicado em todas as turmas do país. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Novo Ensino Médio é uma nova estrutura de educação, na qual os estudantes passam a ter uma nova organização curricular mais flexível, que inclui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Dessa forma, a mudança do Novo Ensino Médio tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes.

Em entrevista à redação do Jornal do Médio Vale (JMV) a supervisora de Ensino da Coordenadoria Regional de Educação de Timbó, Bruna Marina de Oliveira Rosa, informa que “iniciamos o ano com o levantamento das demandas das escolas atendidas pela nossa regional. Solicitamos informações sobre a necessidade de reformas, falta de móveis e materiais, bem como do andamento dos serviços das empresas terceirizadas que atendem a alimentação e limpeza das escolas. O acesso a essas informações visa a organização de ações para melhoria do atendimento e também para mantermos o que vinha dando certo nas gestões anteriores”.

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Questionada sobre o novo Ensino Médio na Coordenadoria Regional de Educação de Timbó, Bruna explica que “o Novo Ensino Médio atende alunos em 15 escolas com o Ceja da nossa regional e demanda a ampliação de carga horária desde o 1º ano do Ensino Médio com aulas em turno integral em determinados dias de acordo com a grade curricular existente em cada instituição escolar”.

A profissional relata que “na Coordenadoria da Regional de Educação de Timbó a partir de 2023 contamos com a professora licenciada em Geografia, Elisangela Lenzi, que junto à Secretaria de Educação do Estado vem organizando medidas para que as solicitações da comunidade escolar sejam atendidas da melhor forma possível, priorizando nossos alunos e a qualidade do ensino ofertado desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio e Cursos Técnicos”.

Regional atende quase cinco mil alunos

Sobre as escolas da Regional que tem o Novo Ensino Médio, total de alunos atendidos, e quais as diferenças aplicadas em termos de disciplinas, a supervisora de Ensino observa que as escolas que tem o Novo Ensino Médio são as seguintes: Escola de Educação Básica (EEB) Domingos Sávio, de Ascurra; EEB Leopoldo Koprowski, EEB Teófilo Nolasco de Almeida e EEB Tercilio Longo, no município de Benedito Novo; EEB Frederico Hardt, EEB Gustavo Barroso, EEB Prefeito Germano Brandes Jr; EEB Professora Attela Jenichen e EEB Raulino Horn, no município de Indaial; EEB Giovani Trentini de Rio dos Cedros; EEB Osvaldo Cruz de Rodeio; CEJA de Timbó, CEDUP de Timbó, além das escolas EB Professor Julio Scheidemantel; EEB Ruy Barbosa de Timbó e EEB Frei Lucinio Korte de Doutor Pedrinho. “No total são atendidos 4.998 alunos de todos os períodos de Ensino Médio, sendo 3.723 do Novo Ensino Médio e 1.275 do Ensino Médio Regular que está finalizando a matriz”.

Bruna informa que “o Novo Ensino Médio é composto pela matriz de disciplinas regulares e eletivas nos 1ºs anos e a partir do 2º e 3º amplia-se a carga horária com as disciplinas de Trilhas de aprofundamento. As disciplinas Eletivas e Trilhas de Aprofundamento são escolhidas por alunos e variam de área, podem ser de Educação Empreendedora ou Cultura Digital por exemplo, mas existem outras que ficam a critério da maioria da turma a escolha. As Trilhas de Aprofundamento são um conjunto de disciplinas que podem ser de áreas a fins ou interdisciplinares, cada disciplina pode variar o número de aulas de acordo com a matriz escolhida pela turma de alunos. As disciplinas Regulares são aplicadas em turno predominante com as Trilhas de Aprofundamento e as eletivas no contraturno. O contraturno pode ocorrer de um a quatro períodos, de acordo com a matriz de disciplinas existente em cada escola”.

A profissional destaca ainda que “existe também a disciplina de Língua Estrangeira optativa além da Língua Estrangeira-Inglês da grade regular, na maioria das instituições escolares é aplicada a Língua Estrangeira-Espanhol. No período noturno, em razão da ampliação da carga horária o período de conclusão do Ensino Médio passou para quatro anos. Assim como no período diurno, são ofertadas disciplinas Regulares, Eletivas e Trilhas de Aprofundamento além da optativa de Língua Estrangeira”.

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