23 C
Timbó
terça-feira, 16 de abril de 2024

Oportunidade Musical

Data:

Oportunidade Musical
Escolinha de Músicos da Orquestra e Academia de Cordas da OCMT estão com vagas em aberto …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: Arquivo JMV

TIMBÓ – “A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento”. Com essas palavras o professor de música e maestro da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, Paulo Henrique Tadeu Lira, fala sobre duas importantes oportunidades musicais.

Segundo ele, uma das novidades é para a abertura de vagas para jovens e adultos aprenderem a tocar violino, viola e violoncelo, junto à Escolinha de Músicos da Orquestra (EMO) de Timbó. “As aulas da EMO acontecem na Fundação de Cultura de Timbó através da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó (OCMT) que recebe patrocínio para bancar essas atividades”, observa Lira ao comentar que são emprestados os instrumentos para os alunos participarem das aulas.

- Publicidade -

Lira explica que o objetivo do projeto EMO é sensibilizar e dar o primeiro contato aos pequenos munícipes de Timbó, com os instrumentos de uma Orquestra. “Também temos por meta formar uma pequena Orquestra de Cordas, depois os alunos podem passar para a Academia, como já vem acontecendo”.

As aulas são ministradas pelos instrutores: Luiz Gabriel da Silva e Claiton Salvador. “Os dois são integrantes da OCMT e foram selecionados para ensinarem aos alunos essa atividade musical prazerosa”.

As aulas da EMO são para crianças a partir de seis anos, onde aprendem ritmos e musicalidade. “Primeiro aprende-se a conhecer os instrumentos e depois com o tempo irão desenvolver a habilidade de ler partituras. As aulas, que são gratuitas, acontecem de forma coletiva aos sábados de manhã na Fundação de Cultura e Turismo de Timbó”.

Interessados em participar devem fazer contato através do telefone (47) 9.9206-4510, com Luiz Gabriel.

Academia de Cordas

A segunda novidade, explica Lira, refere-se à Academia de Cordas da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó (OCMT) que está abrindo para o ano de 2020 três vagas para aulas de violino e viola clássica. “As aulas são individuais com foco no aperfeiçoamento musical e profissional dos interessados. É desejável que o candidato já tenha algum contato com o instrumento e interesse em adquirir conhecimentos mais profundos sobre o fazer musical”. 

Lira explica que as aulas tem por objetivo possibilitar ao estudante o reconhecimento e características do instrumento; orientar o aluno no sentido de aprimorar seu desempenho instrumental; desenvolver a postura e a afinação, bem como o censo crítico do seu fazer musical; compreender os elementos da linguagem musical e conhecer e praticar o repertório do instrumento.

O professor observa ainda que existem alguns diferenciais oferecidos pela Academia da OCMT: constante capacitação dos professores; preparo para audições, concursos de orquestras e vestibulares específicos de Música; apresentações públicas dos resultados e possibilidade de ingresso como músico da OCMT.

As aulas, que serão semanais e individuais com duração de 50 minutos, terão como professor, Paulo Lira, que é graduado em Música pela Universidade Regional de Blumenau e desenvolve uma constante atividade pedagógica e musical na região. Vários de seus alunos foram aprovados em concursos, conservatórios, orquestras e cursos de graduação no sul do Brasil. É o maestro da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó e também da Orquestra de Câmara de Indaial. Lira é professor de violino e viola da Academia da OCMT há três anos.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (47) 3333-1964 (comercial) e 9.9232-2811 (WhatsApp).

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui