21.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Paróquia Católica acolhe novo pároco

Data:

“Em uma prestigiada e animada celebração eucarística, realizada no dia 17 de fevereiro e presidida por Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano de Blumenau, a Comunidade Paroquial Nossa Senhora da Conceição Aparecida, localizada no bairro dos Estados, em Timbó, deu as boas-vindas ao seu novo pároco, padre Marcos Ricardo Friedrich. Vindo da Diocese vizinha, de Joinville, ele sucede ao padre José Cardoso Bressanini, que foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Balneário Piçarras”. Essas informações foram fornecidas pelo profissional responsável pelo setor de Comunicação da Diocese de Blumenau, padre Raul Kestring.


Segundo o padre Kestring, a escolha da padroeira da paróquia do bairro Estados ocorreu durante os primeiros encaminhamentos para a fundação da instituição. O padre Leopoldo Jarck, da Congregação do Verbo Divino, sugeriu a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e as famílias a aclamaram calorosamente. Os primeiros passos rumo a esse objetivo santo remontam ao início da década de 1980, quando já havia missas mensais e catequese para crianças e adolescentes na região. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Hugo Roepke, localizada na rua Amazonas, nº 179, acolhia a incipiente comunidade para essas atividades, além de outras que surgiam do desejo de progredir e se organizar.


Kestring relata que o dia 5 de fevereiro de 1984 marcou a fundação da comunidade eclesial. Naquela ocasião, um grupo de famílias se reuniu na escola mencionada e elegeu a primeira diretoria, cujo principal encargo era iniciar as tratativas para a construção da igreja no bairro Estados. A Paróquia Santa Terezinha, situada no centro da cidade de Timbó e à qual pertencia o referido bairro, custeou o terreno tão sonhado para a construção da igreja, em um gesto histórico e inesquecível de solidariedade.


Em 29 de janeiro de 2012, por decisão de Dom José Negri, então bispo diocesano de Blumenau, a Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Estados, em Timbó, tornou-se uma Área Pastoral, também conhecida como Quase Paróquia. Duas outras comunidades eclesiais da região foram agregadas a ela: Nossa Senhora Imaculada Conceição e Nossa Senhora de Fátima. Padre José Norbey Zuluaga Botero foi designado como o primeiro responsável pela condução pastoral da nova Área Pastoral. Em 11 de outubro de 2011, o bispo Dom José Negri emitiu o decreto de ereção da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro Estados e presidiu a solene missa de instalação da nova comunidade paroquial na véspera da comemoração litúrgica da respectiva padroeira.


Kestring afirma que a “Paróquia timboense dedicada à Mãe e Rainha do Brasil está construindo sua história, caracterizada pelo testemunho de fé perseverante dessas famílias. Em 11 de outubro de 2023, Dom Rafael Biernaski, bispo diocesano de Blumenau, presidiu uma celebração eucarística concorrida em comemoração ao décimo aniversário de fundação dessa jovem e promissora instituição eclesial. Com o novo pároco, padre Marcos Ricardo, que já conta com quase quatro décadas de idade, a comunidade paroquial da Pérola do Vale recebe novo ânimo e vislumbra novos horizontes”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui