13.2 C
Timbó
sábado, 5 de julho de 2025

Ponte pênsil de Dona Clara será reconstruída

Data:

Ponte pênsil de Dona Clara será reconstruída
Comunidade aguarda obra de ponte que foi destruída pelas enchentes de setembro de 2011 …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: arquivo/jmv

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]

TIMBÓ – Depois de um ano, um mês e 15 dias que a ponte pênsil no bairro Dona Clara foi destruída pelas fortes chuvas, a Assessoria de imprensa da Prefeitura de Timbó, informa o início das obras de reconstrução. De acordo com a nota enviada pela assessoria de imprensa, na tarde do dia 24 de outubro,  na data foi realizado o último ato oficial para o início das obras de reconstrução da ponte pênsil, do bairro Dona Clara, e das obras de contenção de barreira, na localidade de Tifa Colley, estrada que dá acesso à Mulde Alta, através do bairro São Roque.
Segundo a assessoria de imprensa, a entrega dos projetos à empreiteira responsável pelas obras aconteceu in loco, com a presença do consultor da Secretaria de Estado da Infraestrutura, o engenheiro Ivan Amaral, do representante da empresa Engevix, que projetou as obras, o engenheiro Roberto Carlos Pereira de Chaves, do proprietário da empresa Salver, Salvio Machado, que irá executar as obras e de representantes da Prefeitura de Timbó.
O engenheiro Ivan Amaral explica, que as duas obras estão orçadas em aproximadamente R$350 mil, valores estes que serão retirados do total de R$ 600 mil liberados pelo Governo Federal, para as obras de reconstrução da enchente de 2011.
Na oportunidade, o engenheiro Amaral também informou, que após o término e a prestação de contas dessas duas obras, serão iniciados os trâmites legais de licitação para a construção da ponte pênsil, localizada na divisa entre os municípios de Timbó e Indaial, envolvendo os moradores dos bairros Fritz Lorenz e Araponguinhas, de Timbó e Benedito e Arapongas, de Indaial, que também foi destruída com as enchentes de setembro de 2011. No mesmo ano, com o decreto de situação de emergência, as três obras já haviam sido indicadas pela Prefeitura de Timbó, para receberem os recursos federais de reconstrução.
Primeiras ações
No ato dos trâmites oficiais, o proprietário da empresa Salver, Salvio Machado, garantiu que na quinta-feira, dia 25 de outubro, seriam tomadas as primeiras medidas para iniciar as obras de reconstrução da ponte pênsil, no bairro Dona Clara, próximo ao Museu da Música e nas imediações da Escola Clara Donner e da Unidade Pré-Escolar Hortência. “Primeiramente vamos iniciar os trabalhos de topografia e de locação de materiais na ponte que terá 85 metros de extensão, com 55 metros de vão livre e três metros de largura. A passarela principal será com pranchas de madeira e as rampas de acesso nas duas cabeceiras serão de concreto, construídas acima do nível de enchente”, relata Machado.
A outra obra que também terá a atenção da empresa Salver é a de contenção de barreira, na localidade da Tifa Colley, onde segundo o representante da empresa Engevix, que projetou as obras, o engenheiro Roberto Carlos Pereira de Chaves, será necessário a realização de cortes horizontais no morro que desceu com as chuvas, que no período foram constantes. Além disso, será construída uma vala na parte alta para o desvio da água que causa a erosão do solo e, posteriormente, haverá a semeadura de proteção vegetal nos 80 metros de extensão da obra.
Os profissionais, segundo a nota da assessoria de imprensa, comentaram também sobre o problema na curva na rodovia, próximo à ponte pênsil, do bairro Dona Clara, que também foi resultado da enchente de setembro de 2011, quando a mesma desmoronou e, até hoje, o local está em meia pista. Eles disseram que ela é de responsabilidade do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e que no momento encontra-se em fase de conclusão o projeto de recuperação, para em seguida, ser licitada a empresa que irá efetuar a obra. No local, observam os técnicos, será erguido um gabião (barragem de pedra) para acabar de vez com o problema de erosão do solo.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.