23 C
Timbó
terça-feira, 16 de abril de 2024

Proerd forma mais de 580 alunos

Data:

Proerd forma mais de 580 alunos

Clarice Graupe Daronco [email protected]

Foto: FOTOS/POLÍCIA MILITAR

Com a frase “Hoje é dia de… Proerd!!!” a Polícia Militar do Estado de Santa Catarina realizou a cerimônia de entrega de certificados a 588 alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento foi coordenado pelo major da Polícia Militar (PM) Fábio Verdasca De Luca, que está respondendo pelo comando da 2ª Cia/32º BPM em Timbó. Ele recebeu a direção, professores e alunos das escolas envolvidas no programa: Julio Scheidemantel, Hugo Roepke, Polidoro Santiago, Emir Ropelato, Clara Donner, Zanella, Maurício Germer, Nestor Margarida, São Roque, Tiroleses, Erwin Prade e Padre Martinho Stein.

Após a entrada da direção, de professores e dos alunos foi a vez do mascote do Proerd entrar e alegrar a criançada. Na sequência, todos ficaram de pé e em posição de respeito, acompanharam, através da sonorização, a apresentação do Hino Nacional Brasileiro.

- Publicidade -

Conforme informações do policial militar e instrutor do Proerd no município de Timbó, Maurício Fogaça, desde 1983, o Proerd tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas. Os esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de Educação e as teorias científicas sobre prevenção são o diferencial desse programa. O currículo Proerd “Caindo na Real” para o 5º ano foi projetado para ensinar aos jovens como controlar seus impulsos e pensar nos riscos e consequências, resultando em escolhas mais responsáveis. À medida que os jovens são educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente conduzirão suas vidas de forma mais produtiva e livre de drogas.

Fogaça observa que, como instrutor do Proerd, é responsável por conduzir os alunos em todas as aulas, criando encenações e oficinas que requerem proximidade, contato e muita movimentação em sala de aula, a fim de testar e colocar em prática as temáticas abordadas durante a programação, incluindo a correção de exercícios diretamente no livro do aluno.

O instrutor relata que, “nestes 23 anos em Timbó, o Proerd contou com a participação de 13.178 alunos, representando aproximadamente 25% da população timboense. A cooperação efetiva dos pais e a participação da sociedade são fundamentais, dando sustentação ao que foi assimilado por esses adolescentes, criando uma rede protetiva e crescente contra as drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, bem como contra as atitudes que geram violência. Entendemos que as drogas estão presentes no contexto social. Mas a partir de hoje, plantamos novas sementes da prevenção contra as drogas em nosso município, para colhermos no futuro crianças e adolescentes que aprenderam a dizer não às drogas”.

Fogaça comenta ainda que “neste ano de 2023, todas as escolas da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino receberam o Proerd, totalizando 12 escolas. Foram trabalhadas 24 turmas de 5º ano na faixa etária de 10 anos. As aulas são, no máximo, interativas e lúdicas, onde os alunos se movimentam em sala de aula. Além do conteúdo preventivo contra as drogas e o uso de violência, também foram abordados temas atuais como formas de abuso, crimes cibernéticos, um alerta sobre o fenômeno da drogadição e como ele surge no dia a dia, entre outros, como narguilê, vaper, powd, cigarro eletrônico, tabagismo e bebida alcoólica”.

O evento contou ainda com a participação do Grupo de Dança Andréia Mendes, que realizou uma magnífica apresentação. Importante destacar que em 2023 o grupo de Dança Andréia Mendes completa 25 anos. Durante esses 25 anos de atuação no município de Timbó, o grupo já participou das principais competições do Brasil e do mundo no estilo danças urbanas. O grupo também já participou de inúmeros programas de TV em nível nacional. Desde o ano de 2015, o grupo representa a seleção brasileira na maior competição de danças urbanas do mundo, o Hip Hop Internacional, sendo também bicampeão do maior festival de dança do mundo, o Festival de Dança de Joinville, na categoria Junior. O grupo representa também a Fundação de Cultura e Turismo de Timbó em diversas competições mundo afora, sempre com o intuito de elevar e enaltecer o município de Timbó. A presença dos integrantes do grupo sempre causa alvoroço entre os alunos.

Dando sequência à cerimônia, que contou com a presença do secretário de Educação do município de Timbó, Alfroh Postai; do prefeito, Jorge Augusto Krüger; e da coordenadora Regional de Educação Estadual, Sirce Elaine Pereira, foi solicitado a todos os alunos participantes do Proerd para ficarem de pé, em posição de respeito e voltados para a Bandeira Nacional. Assim, conduzidos pelo instrutor policial Fogaça e juntamente com os instrutores escolares, os alunos firmaram o compromisso de se manterem longe das drogas: “Ao concluir o curso Proerd, prometo ser fiel aos ensinamentos que recebi, resistindo às drogas e à violência; cumprindo minhas obrigações e fazendo valer meus direitos. Prometo respeitar e ajudar meu semelhante, honrando minha pátria, para que possamos ter uma sociedade mais sadia, justa e feliz”.

Ao final do juramento, o major da Polícia Militar (PM) Fábio Verdasca De Luca destacou: “Que esta semente plantada cresça e dê bons frutos! Que todos vocês possam sempre andar de cabeça erguida, certos de que fizeram uma boa escolha, baseada no respeito com o próximo, mas principalmente consigo mesmos”.

O protocolo seguiu com a entrega de certificados a pessoas-chave que representaram esse momento tão relevante. Os demais certificados foram entregues à direção, que os repassou aos alunos. Também aconteceu o sorteio de brindes. De acordo com Fogaça, o Proerd é construído com a ajuda de muitas mãos: alunos, professores, familiares e policiais militares. “Somos apoiados pela administração pública, Secretaria de Educação, os estabelecimentos de ensino, entre outros colaboradores. As despesas desse evento são custeadas pelo Poder Judiciário e pela Promotoria da Justiça, através da Assistência Social do Fórum, por meio do repasse de verbas vindas de transações penais de ajustamento de conduta da nossa comarca. Essa verba nos proporciona a entrega de alguns brindes: mascotes, chaveiro, camiseta e livros. Contamos ainda com recursos facilitados pela ponte segura oferecida pelo Rotary Club Pérola do Vale, através do seu presidente Oldair Silva”.

Para finalizar a cerimônia, que aconteceu na noite do dia 21 de novembro, junto à Associação Atlética Mueller, as crianças, acompanhadas pela sonorização e regidas pelo instrutor policial Fogaça, cantaram a canção do Proerd. “Mais um ano e a interação entre Polícia Militar, família e escola vem gerando bons frutos e ensinando os jovens a dizerem não às drogas e à violência”, finaliza o instrutor.

Imagens

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui