16.7 C
Timbó
terça-feira, 28 de maio de 2024

Projeto Sorriso: pinceladas coloridas no dia de alguém

Data:

Projeto Sorriso: pinceladas coloridas no dia de alguém

Foto: Divulgação

Quando se está internado em um hospital, tudo o que a pessoa mais deseja na vida é sair de lá o quanto antes. Todos sabem que o ambiente hospitalar, por mais aconchegante e humanizado que seja, com o apoio e atenção da equipe de profissionais, nem sempre é alegre e inspirador. Dependendo do tratamento e do paciente, o local pode trazer, inevitavelmente, uma certa tristeza e ansiedade. Por isso um grupo de “médicos malucos” acredita ser necessário levar um pouco de alegria e leveza a este ambiente.

Segundo os coordenadores do Projeto “Sorriso”, Volnir Garcia e Valdecir Cardoso, em um hospital, o palhaço tem a capacidade de abrir um novo mundo e até mesmo de desconstruir hierarquias. “Esse ano o grupo Projeto Sorriso, que atua com seus voluntários através de Clowns (palhaços), animação e humanização de ambientes hospitalares completará 18 anos de existência, o Núcleo de Timbó completará seis anos, em Timbó atualmente contamos com sete voluntários ativos”.

- Publicidade -

Em entrevista os coordenadores destacam que “ao todo o Projeto Sorriso conta com cinco núcleos, Blumenau, Gaspar, Pomerode, Timbó e Ibirama. O núcleo de Timbó conta com os coordenadores Volnir Garcia e Valdecir Cardoso e atualmente com os trabalhos no Hospital Oase de visitas e humanização com os pacientes, acompanhantes e colaboradores nas terças e quintas-feiras, e são os voluntários: Dra. Amorinha – Marlise Venceslau; Dr. Amnésia – Volnir Garcia; Dr. Ciba Lena – Valdecir Cardoso; Dra. Jujuba – Cátia Mantoanelli; Dr. Nonsei – Fabien W. Roepke; Dra. Penélope – Priscila D. Cardoso Schneider e Dra. Socorro – Cláudia Z. Sevegnani.

Garcia e Cardoso explicam que “iniciamos o ano com a abertura de novas vagas para compor nosso Núcleo de Timbó, após esse período de inscrições fizemos as entrevista e no momento contamos com cinco voluntários aprovados que estão agora na fase de visitas ao Hospital com os veteranos para conhecimento na prática do trabalho, e após seguirão para a formação inicial que deve acontecer em março e na sequência em abril, para a oficina microrregional com os núcleos de Ibirama, Pomerode e Timbó para na seqüência, iniciarem as visitas e o trabalho voluntários possivelmente em abril”.

Os coordenadores ressaltam que “após iniciarmos nosso retorno às visitas aos nossos pacientes no Hospital e Maternidade Oase de Timbó, somente em outubro do ano passado devido às restrições pela pandemia da Covid-19, conseguimos ainda impactar muitas pessoas, pacientes, colaboradores e acompanhantes com nosso trabalho voluntário, foram 20 dias de visitas de outubro a dezembro, com nossos sete doutores, onde visitamos 405 pacientes, interagimos com 212 acompanhantes e também estivemos juntos às mamães e papais de 47 recém-nascidos (32 meninas, 15 meninos)”.

Cardoso comenta ainda que “queremos deixar aqui nossa eterna gratidão aos nossos maravilhosos doutores pelo empenho, amor e dedicação ao nosso trabalho voluntário pelo Projeto Sorriso Timbó, que não medem esforços e dedicam seu tempo com tanto amor e mudam com certeza um pouquinho o dia dessas pessoas! Os coordenadores do Projeto Sorriso Núcleo Timbó agradecem imensamente a todo o Hospital e Maternidade Oase, diretoria e colaboradores pela maravilhosa parceria e apoio ao nosso trabalho ao longo desses cinco anos, e também em especial nossos voluntários, pessoas essas que doam seu tempo e seu trabalho de forma tão caridosa em forma de amor e sorrisos a quem tanto necessita!”

De acordo com os coordenadores “o projeto não nos proporciona somente ser um instrumento de alegrias nos hospitais, mas também a oportunidade de conhecer almas que tem o mesmo objetivo e com isso, celebrar a amizade, o amor, o voluntariado e a união. Projeto Sorriso é a confraternização do bem-querer, do amor ao próximo, do comprometimento com tantos seres humanos iguais a nós e que necessitam de um UP em sua história. Somos Clowns porque queremos ser as pinceladas coloridas no dia de alguém. Somos Clowns porque queremos ver o sorriso estampado no rosto de quem está pronto para sorrir. Somos Clowns porque, mesmo que o sorriso não surja naquela hora, temos a esperança que em algum momento, a sementinha do sorriso irá desabrochar. Somos Clowns porque amamos o Projeto Sorriso e ele nos transforma em alguém melhor a cada dia”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui