15.9 C
Timbó
sexta-feira, 19 de julho de 2024

Quinto caso de Gripe A em Blumenau está na UTI

Data:

Quinto caso de Gripe A em Blumenau está na UTI
DOENÇA: Paciente está internado e respira com ajuda de aparelhos …

Cleiton Baumann

BLUMENAU/PORTO ALEGRE/BRASÍLIA – Um jovem de 24 anos infectado pelo vírus da Gripe A, é o quinto caso da doença em Blumenau. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Catarina, e respira com ajuda de aparelhos, informou a diretoria de Vigilância em Saúde do município.
Ainda é desconhecida a forma como o jovem contraiu a doença. De acordo com a Vigilância em Saúde de Blumenau, ele procurou o hospital há dez dias, com sintomas de uma gripe comum, foi internado e, cinco dias depois, com a piora do quadro e internação na UTI, teve material coletado para exame. A confirmação da doença chegou domingo, dia 19, com o resultado positivo do exame.

Sobem para 15 as mortes por gripe A no Brasil
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul informou em boletim, no final da tarde de domingo, 19, a morte de mais quatro pessoas pela gripe A (H1N1). Com isso sobe para 15 o número de mortes no país, 11 em território gaúcho. Dos quatro óbitos, dois foram em Uruguaiana: uma menina de cinco anos, dia 15, que pegou o vírus na cidade; e uma mulher gestante no oitavo mês, dia 16. Em Santa Maria, morreu um serralheiro de 40 anos, dia 17; e em São Borja, um caminhoneiro de 29 anos, dia 6.
Após a taxa de mortes no Estado subir de sete para 11, durante o final de semana, Uruguaiana decretou situação de emergência, e Caxias do Sul cogita restringir eventos como missas, sessões de cinema e outras formas de aglomeração de pessoas. A Secretaria Estadual da Saúde considera que a suspensão de atividades deve ser uma medida adotada somente em casos de surtos localizados.

Medidas
A Secretaria de Saúde está criando um comitê permanente de monitoramento da doença no município, além de promover, na próxima quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, capacitação técnica para todos os profissionais que atuam nos serviços de Saúde de Blumenau, público e privado, para o adequado enfrentamento da doença no município. O evento será ministrado por especialistas da rede pública de Saúde, no auditório do Bloco J da Furb, das 13h30min às 17h, e no auditório da Ammvi, na rua Alberto Stein, das 8h30min às 11h30min, respectivamente.

- Publicidade -

Orientação à comunidade
A Secretaria de Saúde orienta a população para que se dirija ao posto de Saúde mais próximo de sua residência no caso de suspeita de gripe. O médico fará uma avaliação, além de determinar o tratamento e possível encaminhamento do paciente. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Marcelo Schaefer, os sintomas da gripe vão desde a febre súbita e acima de 38 graus, tosse, dores musculares e articulares, além de outros sintomas respiratórios.
Para as pessoas que se recuperam da gripe, a Secretaria de Saúde recomenda a permanência destas em suas residências, com o objetivo de evitar ou minimizar o contato e a transmissão da doença para outras pessoas.

Casos no Brasil
Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado no dia 15, o Brasil registra 1.175 casos confirmados da doença. Estes casos são o resultado acumulado desde os primeiros registros de infecção no Brasil, no dia 8 de maio. A maioria destes pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui