22 C
Timbó
sábado, 20 de julho de 2024

Rede Estadual de Ensino apresenta novidades

Data:

Rede Estadual de Ensino apresenta novidades

Clarice Graupe Daronco [email protected]

Foto: FOTO: DIVULGAÇÃO

A Rede Estadual de Ensino está apresentando inovações para o próximo ano letivo, marcando o início do processo de matrículas como uma etapa crucial no calendário educacional. Na esfera da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Timbó, o primeiro período de matrículas para o ano de 2024 será oficialmente iniciado, proporcionando às famílias e alunos a oportunidade de assegurar sua vaga nas instituições de ensino estaduais.

Conforme informações da coordenação do CRE, através do coordenador, o professor Antônio Márcio Pereira e da supervisora Regional de Educação, Camila Juliana Buerger Dias, o período de pré-matrícula on-line iniciou às 8h de ontem, dia 27 de novembro e segue até as 17h do dia 29 de novembro de 2023, exclusivamente no site: matriculaonline.sed.sc.gov.br, referente ao ano letivo de 2024. Os responsáveis que não possuem ferramentas eletrônicas para realizar a pré-matrícula poderão buscar assistência na Unidade Escolar a partir das 8h do dia 27 de novembro até as 17 horas do dia 29 de novembro, onde receberão auxílio no uso das tecnologias, sendo a inscrição realizada apenas pelo site.

- Publicidade -

A coordenação destaca que os pais e/ou responsáveis, ou o candidato maior de idade, deverão obrigatoriamente cadastrar-se no site gov.br para acessar o site matriculaonline.sed.sc.gov.br. O cadastro gov.br não será efetuado na escola. As inscrições serão destinadas exclusivamente às vagas listadas no ‘quadro de vagas’, disponível no site. Cada candidato terá direito a apenas um número de inscrição registrado no sistema. Não será permitida a inscrição do mesmo candidato em etapas diferentes. Caso haja mais de uma inscrição para o mesmo candidato, será considerada a mais recente, sendo as demais eliminadas.

Camila destaca que “é importante observar o critério de Zoneamento, conforme a Lei nº 9394/96, artigo 4º, item X. “No ato de entrega dos documentos, será comprovado o endereço. Caso não comprove estar no zoneamento, perderá a vaga e deverá se inscrever novamente no 2º período de pré-matrículas, que ocorrerá de 11 a 13 de dezembro para escolas em conformidade com o endereço de zoneamento do aluno”.

A lista contendo o número de inscrição, o nome do candidato e a etapa na qual se inscreveu estará afixada na escola, em local visível, e também no site: matriculaonline.sed.sc.gov.br, a partir das 15h do dia 30 de novembro. O sorteio será realizado eletronicamente sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação no dia 1º de dezembro às 13h. A listagem com os nomes dos candidatos sorteados será fixada na Unidade Escolar e no site matriculaonline.sed.sc.gov.br a partir das 17h do dia 1º de dezembro.

Pereira afirma que “cabe aos responsáveis legais pelos candidatos apresentarem os documentos nos dias 4 a 6 de dezembro, de forma presencial e impreterivelmente, no horário de funcionamento da Unidade Escolar. No ato da matrícula, os pais ou responsáveis legais devem apresentar os seguintes documentos, de acordo com o ano/série de matrícula, tais como cópia da Certidão de Nascimento/Casamento, cópia da Carteira de Identidade, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência, entre outros”.

A matrícula para o 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais será aceita apenas para alunos que completem seis anos de idade até 31 de março de 2024, conforme a legislação em vigor. Para a Educação de Jovens e Adultos, as matrículas serão realizadas presencialmente nos Cejas nos períodos estabelecidos.

A coordenação ressalta ainda que “é importante destacar também as oportunidades oferecidas pelo Cedup de Timbó, uma escola tradicional nessa modalidade de cursos técnicos, que no período diurno oferecerá os cursos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEPs), como Curso Técnico em Administração e Curso Técnico em Ciência de Dados. No período noturno, há a possibilidade de matrícula em cursos concomitantes e subsequentes de Técnico em Administração, Técnico em Informática, Técnico em Eletrônica e Técnico em Segurança do Trabalho para aqueles que já possuem certificado de conclusão do Ensino Médio”.

Camila informa que “a Escola de Educação Básica (EEB) Ruy Barbosa, a partir de 2024, retoma a oferta do tradicional curso de Magistério, destinado a alunos que ingressarão no 3º ano em 2024 e para aqueles que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores. A novidade na EEB Ruy Barbosa para 2024 é a oportunidade de formação em Curso Técnico em Contabilidade para alunos ingressantes no 1º ano do Ensino Médio. As intenções de matrícula para os cursos técnicos também estarão disponíveis apenas no site: matriculaonline.sed.sc.gov.br, seguindo os critérios de zoneamento e outros já mencionados anteriormente para efetivação da matrícula”.

As escolas públicas estaduais da Coordenadoria Regional de Timbó são: de Timbó – EEB Julio Scheidemantel, Cedup Timbó, EEB Ruy Barbosa, EEB Juvenal Cardoso Zanella, EEF Emir Ropelato, EEF Clara Donner, EEF Hugo Roepke; de Ascurra – EEB Domingos Sávio, EEF Dep. Abel Ávila dos Santos; de Rodeio – EEB Osvaldo Cruz, EEF Benjamin Gallotti; de Indaial – EEB Germano Brandes, EEB Attela Jenichen, EEB Frederico Hardt, EEF Gustavo Barroso, EEB Raulino Horn, EEF Forentino Vetter, EEF Marcus Rauh, EEF Encano do Norte; de Rio dos Cedros – EEB Giovani Trentini; de Benedito Novo – EEB Teófilo Nolasco de Almeida, EEF Leopoldo Koprowski, EEB Tercílio Longo; de Doutor Pedrinho – EEB Frei Lucínio Korte e Ceja Timbó com matrícula presencial.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui