Reivindicar a flexibilização da regulamentação da profissão em resposta às frequentes blitzes da Polícia Militar foi o objetivo da mobilização dos motoboys na cidade de Indaial, ocorrida na tarde de quarta-feira, dia 3 de abril, em frente à Prefeitura municipal.
Entre as demandas estão: a liberação do uso de bag, placa vermelha, curso online para a categoria. Importante ressaltar que as exigências feitas pelos policiais são impostas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) para a regulamentação da profissão do motoboy.
Durante o protesto, a categoria pediu um diálogo mais aberto e efetivo com os órgãos de segurança, no intuito de encontrar soluções para os problemas enfrentados pela categoria. Reforçaram que não são contra as ações de prevenção e que seguem a legislação, mas que é preciso haver um diálogo.
E na manhã de ontem, 4 de abril, um dia após a manifestação, uma das demandas da categoria foi atendida, a conversa aberta com os órgãos de segurança. Alguns profissionais foram recebidos no gabinete do prefeito André Moser, presente na reunião alguns vereadores, a Polícia Militar e representantes do Departamento Municipal de trânsito e transporte de Indaial (DEMUTIN).
Entendemos como necessária e importante a categoria de motoboys, contribuindo para a cadeira de serviços do Município. Após a reunião, a Prefeitura irá verificar a possibilidade legal de fornecer curso especializado de trânsito aos profissionais que desempenham tal atividade, destacou o prefeito André Moser.