14.8 C
Timbó
sábado, 13 de julho de 2024

Resgate de ‘O Milagre do Calvário’ no Teatro Municipal de Timbó

Data:

Emoção e contemplação foram as palavras-chave que definiram a atmosfera na noite de sábado, dia 16 de março, no Teatro Municipal junto ao Centro Integrado de Cultura (CIC) Ingo Germer, em Timbó. Uma grande plateia se reuniu para testemunhar a apresentação da tradicional peça teatral, “O Milagre do Calvário”, encenada há 70 anos, que retrata a paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Em entrevista à redação do Jornal do Médio Vale (JMV), o diretor da peça, Maurício Pasqualini, explicou que cerca de 60 membros da comunidade de Rodeio e Timbó, com idades entre oito e 88 anos, se uniram para trazer essa história à vida. “Todos os atores são amadores, dedicando-se a várias profissões no dia a dia”, acrescentou Pasqualini.

- Publicidade -

Ele ressaltou que a história da peça remonta a 1952, quando um padre da Paróquia de Rodeio, frei Humberto, reuniu jovens e membros da comunidade para encená-la. E assim, após uma paralisação de três anos devido à pandemia, o Teatro Municipal de Timbó viu o retorno das encenações. Pasqualini enfatizou que “a realização do evento só é possível graças à dedicação e ao voluntariado dos participantes, incluindo pessoas como Mariana Bonatti, de Florianópolis, especializada em perucas e apliques para pacientes oncológicos, que ajudou na caracterização de Jesus. Além disso, agradecemos à Prefeitura de Timbó por disponibilizar o espaço para a apresentação da peça”.

Um dos atores voluntários, Ivanir Dallabrida, que interpreta “Caifás”, expressou sua satisfação com o envolvimento do público. “A participação foi incrível, e a crítica foi muito positiva. As pessoas se emocionaram com o espetáculo, ficaram impressionadas com os cenários, figurinos e, principalmente, com as atuações”, compartilhou Dallabrida. Ele também refletiu sobre sua própria jornada, desde os dias de estudante até se tornar parte integrante da peça.

“O Milagre do Calvário”, uma peça sacra que revive a paixão, morte e ressurreição de Cristo, é uma colaboração do Círculo Trentino e do Grupo Teatral de Rodeio, trazendo um momento especial relacionado à Páscoa. A apresentação envolve cerca de 60 pessoas, incluindo elenco, equipe de apoio, figurinistas, iluminadores, técnicos de som e movimentação de palco.

A peça é uma jornada que começa com a última ceia, passando pelo Horto das Oliveiras, os tribunais de Caifás e Pôncio Pilatos, até a crucificação de Jesus e o milagre do Calvário. Além de dirigir, Maurício Pasqualini também interpreta Longinos, enquanto seu filho, Gustavo Pasqualini, desempenha o papel de Jesus. O elenco, composto por uma variedade de personagens, é parte essencial dessa experiência teatral profunda.

Após mais de seis décadas de apresentações, a peça retorna, proporcionando não apenas entretenimento, mas também uma oportunidade de reflexão sobre os últimos momentos de Cristo antes de sua crucificação e seu sacrifício pela humanidade.

“O Milagre do Calvário” também será apresentado em Rodeio, na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, às 20h, no Centro Cultural de Rodeio “Ivanir Alberto Scoz” (anexo à Vila Italiana).

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui