Resgate de corpos é prioridade para o governo brasileiro
TRAGÉDIA: Dados apontavam que até ontem dia, 8, haviam sido resgatados 16 corpos; expectativa é q …
Cleiton Baumann
BRASÍLIA – “Nossa prioridade é a recuperação dos corpos”. Estas foram as palavras proferidas pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre as buscas de corpos e destroços do acidente aéreo com o voo 477, envolvendo um airbus A-330 da Air France que seguiria do Rio de Janeiro para Paris, levando 216 passageiros e a tripulação, no dia 31 de maio. Até o fechamento desta edição, 16 corpos haviam sido resgatados.
De acordo com o ministro, o número de corpos encontrados deve aumentar, mas não há previsão de quando isso deverá ocorrer, principalmente por causa da instabilidade e da oscilação do mar. “Nós já tínhamos uma ideia de que os corpos começariam a aparecer no domingo, que nós chamávamos de dia crítico do retorno dos corpos que tinham sido afundados”, disse.
Ainda não há prazo para o fim das ações de resgate de corpos e de destroços que ajudem a esclarecer o que aconteceu com o airbus A-330 da Air France. “Vamos prosseguir com as buscas até o momento em que, tecnicamente, o SAR [Serviço Aeronáutico de Resgate] entenda que não há mais o que fazer”, frisou Jobim. Ele destacou que 800 homens da Marinha e da Força Aérea Brasileira – FAB, 14 aeronaves (12 brasileiras e duas francesas) e seis navios vasculham a área do acidente. Nos próximos dias, um submarino francês deve se somar à frota presente no local.
A Aeronáutica e a Marinha decidiram não mais revelar à imprensa o sexo dos corpos que forem resgatados no mar. Além disso, só será revelado o número de corpos que estiverem a bordo de navios militares brasileiros. O objetivo é evitar a divulgação de informações desencontradas, já que no fim de semana, obteve-se a informação que eram 17 corpos, dado que foi desmentido ontem. As investigações sobre o acidente serão responsabilidade do governo francês, com possibilidade de participação do Brasil.
Acidentes no Estado
Em Santa Catarina, foram registrados dois grandes acidentes aéreos. O primeiro deles ocorreu na década de 40, quando um avião Douglas que se preparava para pousar na base aérea e aeroporto de Florianópolis bateu contra o morro do Cambirela, que fica no continente, próximo ao aeroporto. Foram registradas diversas mortes.
O mesmo aconteceu com o avião da Transbrasil, que chegando a Florianópolis colidiu contra o morro da Virgínia, no interior da ilha, região dos Ratones. Entre os destroços deste acidente, foram encontradas jóias recolhidas pela polícia e guardadas no interior de um pequena caixa de isopor, na qualidade de fiel guardador a Policia Civil de Florianópolis. Passados alguns anos, quando a Justiça mandou abrir a caixa para concluir o inquérito, ela estava vazia.
Já o acidente que mais comoveu Santa Catarina ocorreu no final da década de 50, quando um avião Convair, fazendo a rota Florianópolis – Curitiba – São Paulo e Rio de Janeiro, caiu próximo ao aeroporto Afonso Pena, em Curitiba. Nela, estavam o ex- presidente da República Nereu Ramos, o governador Jorge Lacerda e o deputado federal Leoberto Leal. Todos morreram.
MAIORES ACIDENTES AÉREOS JÁ REGISTRADOS:
Tenerife – 1977, com 583 mortos
Em 27 de março de 1977, às 17:06 h (hora local), ocorreu a maior tragédia da história da aviação comercial, no aeroporto de Los Rodeos, na Ilha de Tenerife, no Arquipélago das Canárias. Envolveu dois jatos jumbos B-747, um deles pertencente a empresa holandesa Royal Dutch Airlines (KLM) e o outro da Pan American World Airways (PanAm). Ocorreu na única pista de pouso disponível daquele aeroporto, quando o jato da KLM, ao tentar decolar sob forte nevoeiro e sem autorização da torre de controle, colidiu com o avião da PanAm que taxiava na mesma pista. O acidente matou 583 pessoas e 61 ficaram feridas.
Japão – 1985, com 520 mortos
Em 12 de agosto de 1985, o avião da Japan Airlines, bateu no Monte Takamagahara, a 100 quilômetros de Tóquio, matando 520 pessoas.
Índia – 1996, com 349 mortos
No dia 12 de novembro de 1996, o avião da Saudi Arabian Airlines colidiu em pleno ar com o voo da Kazakhstan Airlines 1907. Todos os 349 passageiros e tripulantes das duas aeronaves morreram.
França – 1974, com 346 mortos
Em 3 de março de 1974, o voo TK981, partindo de Istambul, com destino a Paris e Londres, teve problema na porta de carga traseira esquerda, despressurizando a aeronave e matando 346 pessoas
Irlanda – 1985, com 329 mortos
No dia 3 de março de 1985, um Boeing 747 voava sobre o Oceano Atlântico quando uma explosão ocorreu no compartimento de carga, causando uma rápida descompressão. Existe suspeita de atentado terrorista. Matou 329 pessoas.
Arábia Saudita – 1980, com 301 mortos
Em agosto de 1980, a explosão de um avião Lockheed L1011-100 Tristar da Saudi Arabian AL após pouso de emergência, provocado por um incêndio dentro da aeronave, em Riad, na Arábia Saudita, causa a morte de todas as 301 pessoas a bordo.
Golfo Pérsico – 1998, com 290 mortos
No mês de julho de 1998, o voo Iran Air 655 foi derrubado por um míssil antiaéreo, resultando na morte de 290 passageiros.