10 C
Timbó
quarta-feira, 2 de julho de 2025

Santa Catarina prevê entrega de 713 novos leitos de UTIs

Data:

Santa Catarina prevê entrega de 713 novos leitos de UTIs
Anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés durante coletiva de imprensa …

Amanda Bittencourt/ JMV

TIMBÓ – A partir desta quarta-feira, dia 1ª de abril, passa a vigorar a prorrogação do Decreto de nº 525, que estabelece novas regras de enfrentamento da epidemia do Coronavírus em Santa Catarina. Segundo o novo documento, o período de isolamento social valerá por mais sete dias, porém ontem, dia 30, bancos e lotéricas voltaram a atender o público, com algumas medidas de restrição.

O governador do estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, anunciou durante coletiva de imprensa realizada no fim da tarde de ontem, que acontecerá nesta terça-feira, dia 31, às 14h, uma reunião com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), na ocasião representando os municípios a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, junto com representantes dos setores produtivos para que se chega a uma fórmula segura para retomada gradativa das atividades econômicas no estado em todos os setores.

UTI

Na ocasião, Moisés também falou sobre o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponíveis em Santa Catarina. Atualmente são 801 leitos disponíveis, mas está sendo projetados outros 713 novos leitos que deverão estar disponíveis até o fi m de maio. Os equipamentos para colocá-los em funcionamento estão em processo de compra e devem chegar nas próximas semanas.

Além disso, foi anunciado a relação com cinco hospitais referência, um em cada região do estado, para atendimento de pessoas com Coronavírus e com agravamento do quadro de saúde. Os hospitais são: Hospital de Florianópolis – na Grande Florianópolis; Hospital Regional de Araranguá – no Sul; Hospital Teresinha Gaio Basso – em São Miguel do Oeste; Hospital Tereza Ramos – em Lages; Hospital São José de Joinville.

Moisés ainda destaca que o estado conta com outros 96 hospitais filantrópicos que possuem vinculo com o governo e recebem recursos públicos e outros 20 hospitais próprios.

Em nota, emitida início da tarde de ontem, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Timbó informou que a Prefeitura e o Hospital e Maternidade Oase tem trabalhado na busca de alternativas para ampliar os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e garantir a proteção de todos os pacientes que necessitarem de atendimento no pronto-socorro, bem como hospitalar. A estratégia adotada será separar os pacientes com suspeita de contaminação pelo Coronavírus dos demais. Diante do cenário que poderá se agravar nos próximos dias, a alternativa encontrada foi estabelecer parcerias com os hospitais e municípios da região, além do apoio do Governo do Estado de Santa Catarina para ampliação da capacidade para tratamento do Covid-19.

* O Hospital Oase será referência regional para o tratamento de pacientes contaminados pelo Coronavírus. A decisão foi em virtude da quantidade de leitos de UTI disponíveis e o espaço físico para ampliação dessas estruturas de tratamento intensivo;

* Atualmente o Hospital Oase conta com 10 leitos de UTI. Será ampliada a capacidade imediata para 20, podendo chegar a 40 leitos de forma gradativa de acordo com a necessidade;

* Em uma tenda instalada na entrada do Hospital será organizado um centro de triagem para todos os pacientes.

* A atual estrutura de Pronto- -Socorro será mantida de forma isolada dos demais setores do Hospital. Os pacientes ali atendidos que necessitarem de internação serão encaminhados para os outros hospitais através de ambulância com acompanhamento médico;

* O Hospital Oase, em parceria com os municípios atendidos, irá instalar um segundo pronto-socorro, este exclusivo para os pacientes que apresentarem sintomas do Coronavírus. A medida se faz necessária para garantir a proteção de todos;

* A maternidade do Hospital Oase (inclusive os profissionais de Saúde) e os atendimentos clínicos serão todos deslocados para o Hospital Dom Bosco de Rio dos Cedros, que fica a oito quilômetros da atual estrutura. O objetivo é garantir que os recém-nascidos, as gestantes e os pacientes clínicos não tenham contato com pacientes contaminados pelo vírus, garantindo desta forma mais proteção;

* Os pacientes vítimas de traumatismo grave (como acidentes) serão encaminhados para os hospitais Beatriz Ramos, de Indaial e Rio do Testo, de Pomerode.

* O Hospital Oase conta atualmente com 18 respiradores, sendo 15 usados para área hospitalar e mais três equipamentos no pronto-socorro. Com a abertura do segundo pronto-socorro, este para atendimento emergencial dos suspeitos com Coronavírus, será necessária a compra de mais dois respiradores. As prefeituras da região, em parceria com o Hospital, irão viabilizar essas aquisições.

Segundo a nota, a Prefeitura de Timbó e o Hospital Oase tem consciência dos transtornos gerados com a reorganização dos atendimentos, no entanto as medidas apresentadas se fazem necessárias neste momento em que o Brasil se prepara para o pico de contaminação do Coronavírus. Todas as decisões são tomadas com a orientação de equipes técnicas que tem como objetivo principal garantir o tratamento adequado aos pacientes com Covid-19, mas ao mesmo tempo proteger aquelas pessoas que precisam do atendimento hospitalar por outras doenças.

Casos

Subiu para 219 o número de casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, deste total 20 pacientes estão internados em leitos de UTI. Em estado grave têm pacientes com idade entre 32 e 83 anos, o que “desmistifica a faixa etária exclusiva de pessoas que precisam de ação mecânica”, esclareceu Moisés. Outros 160 adultos e 14 crianças ocupam leitos de hospital enquanto aguardam os resultados de exames.

Coronavírus em números

TIMBÓ

Casos suspeitos – 2

Casos descartados – 8

Casos Monitorados – 226


SANTA CATARINA

Casos confirmados -219

Óbito – 2


BRASIL

Casos confirmados – 4.579

Óbitos – 159


MUNDO

Óbitos – 35 mil

Casos confirmados – 740 mil

Pessoas curadas – 156 mil

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.