As mudanças no Pronto Atendimento de Timbó começam no dia 1º de maio, próxima quinta-feira. A partir dessa data, o serviço passará a ser prestado na Policlínica Laudila Maria Schuster Stolf, localizada no Centro da cidade, com a gestão do município por meio de uma instituição contratada.
Para entender a mudança, como será o novo modelo de atendimento e o que a população pode esperar dessa transição, a redação do JMV entrevistou a secretária de Saúde de Timbó, Joice Stollmeier Kroenke.
De acordo com Joice, a operação na Policlínica seguirá o formato de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com base nas normas e diretrizes do Ministério da Saúde, que terá a designação de Pronto Atendimento 24 horas exclusivo para os moradores de Timbó. “O objetivo é ampliar e melhorar o acesso à assistência à saúde dos munícipes”, completa.
Estrutura física
As obras de adaptação da Policlínica para operar no novo formato já estão em andamento. A estrutura física do térreo, onde ficará o pronto atendimento, está recebendo as adequações necessárias pela instituição contratada. Já no segundo pavimento, que opera com outros serviços, a própria Prefeitura está efetuando as melhorias.
“A estrutura do pronto atendimento tem que ter as condições mínimas, desde a sala de acolhimento, sala de estabilização, sala de medicação, posto de enfermagem, toda essa gama de estrutura física exigida pelo Ministério da Saúde”.
Os serviços de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica também saíram da Policlínica e foram realocados em novo espaço físico, na rua Gustavo Milchert, no bairro Imigrantes.
A nova operação contará com equipe médica, de enfermagem, radiologia e outros profissionais essenciais, além de estrutura para exames laboratoriais, eletrocardiograma, radiografia e ultrassonografia, voltados ao atendimento de urgência e emergência. A estimativa é de 3.500 atendimentos mensais.
Fluxo de atendimento
Sobre o fluxo de atendimento, a secretária explica que pacientes com urgência e emergência devem procurar o serviço na Policlínica, onde receberão atendimento completo para o fechamento do diagnóstico. Em caso de necessidade de exames de alta complexidade ou cirurgias de emergência, será feito o encaminhamento ao Hospital via central de regulação estadual.
Em caso de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros ou SAMU (equipes com regulamentação estadual), a determinação de encaminhamento do paciente será via central reguladora, que fará o encaminhamento ao hospital local ou regional conforme disponibilidade, assim como já é realizado atualmente.
A secretária afirmou que, mesmo com o término do convênio entre a Prefeitura de Timbó e o Hospital e Maternidade Oase, o Pronto-Socorro continua em operação. Segundo informado, existe uma contratualização entre Hospital e Estado, conforme as diretrizes da política nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
Já os atendimentos realizados na Policlínica continuam normalmente, como as consultas com especialistas, agendamentos, farmácia, exames, entre outros, mesmo neste período de reforma.
Sobre a mudança
Joice também explicou as principais motivações que levaram a administração municipal a realizar a mudança no pronto socorro, após o término do convênio com o Hospital Oase. “Já estávamos estudando a possibilidade por questões contratuais e solicitação da prestação de contas para que estivessem dentro da parametrização do Tribunal de Contas. Outra situação era a questão das inúmeras reclamações da população, vindas de diversos canais. Isso tudo pesou para a tomada de decisão”, esclarece.
Nova empresa
Sobre a contratação emergencial da nova empresa, que vai operar pelo período de 12 meses, Joice menciona que a Secretaria de Saúde estará reavaliando o serviço prestado e trabalhará na modalidade de fiscalização contratual. Ainda, haverá uma comissão de fiscalização, com avaliação mensal do serviço prestado.
Com o novo atendimento, a expectativa da Secretaria de Saúde é diminuir o tempo de espera, qualificar o atendimento e melhorar o acesso dos usuários ao serviço.