17 C
Timbó
sábado, 18 de maio de 2024

Secretaria de Obras de Timbó realiza força-tarefa nos bairros

Data:

Secretaria de Obras de Timbó realiza força-tarefa nos bairros

Drenagem entre as ruas Piauí e Santa Catarina, bairro dos Estados.
Foto: (FOTO/ SÓCRATES PRADO/PMT)
Drenagem entre as ruas Piauí e Santa Catarina, bairro dos Estados.

O município de Timbó, e também a região do Médio Vale, passou por um período de chuvas intensas que geraram diversos danos a estradas, residências e tubulações. Nesta semana, com a estabilidade no tempo, a Secretaria de Obras de Timbó, junto com a diretoria de Planejamento, está realizando uma força-tarefa para a realização de manutenções e retomada de obras importantes.

Em entrevista ao Jornal do Médio Vale, o secretário de Obras, Adilson Mesch, disse que as equipes estão aproveitando esse tempo seco para amenizar os problemas causados pelas enxurradas que ocorrem desde novembro de 2022. “Só em Timbó, foi registrada a queda de mais de 60 muros, além de quedas de barreiras, vias interditadas e problemas de infiltração”, completa.

- Publicidade -

O diretor de Planejamento, o engenheiro Rodrigo Becker, ressaltou que o período de chuvas foi extremamente elevado, sendo contabilizados desde o dia 1º de janeiro, 1.050mm de precipitação pluviométrica. “Se levarmos em consideração a média histórica anual de chuvas para nossa cidade, que é de 1.800mm, somente nos primeiros 73 dias do ano de 2023 já choveu mais da metade do acumulado de chuvas esperado para todo o ano”.

Para amenizar os estragos, Mesch destaca que muitas obras ficaram paralisadas devido ao tempo, sendo que em algumas situações a chuva prejudicou o que já estava em andamento. “Essa força-tarefa é para isso, aproveitar o tempo bom para limpeza de bueiros, limpeza de tubulações, patrolamento de estrada, refazer pontes que caíram e ainda não foram finalizadas, recolhimentos de muros, entre outras ações que iremos dar continuidade também na próxima semana”.

 
Obras de pavimentação

Além dos esforços para organização da força-tarefa, as obras de pavimentação também voltaram a seu andamento normal. “Estamos com trabalhos de pavimentação bem avançados, temos uma equipe direcionada só para isso, com patrulha mecanizada”, lembra o secretário.

Mesch destacou os trabalhos de macrodrenagem no bairro Fritz Lorenz – Distrito Industrial, melhoria aguardada pela comunidade há 50 anos, que irá beneficiar 10 ruas, sendo elas: rua Monteiro Lobato; Carlos Gomes; Tancredo Neves; José de Alencar; Lilly Gessne; Ingo Gutz; Francisco Kruger; Machado de Assis; Hermann Bercht; Concórdia Lorenz.“É uma obra que está sendo colocado para a drenagem um total de 6.084 tubos e 380 galerias”, completa Mesch.

Becker afirma que o complexo industrial possui uma bacia de aproximadamente 30 mil metros quadrados e existem problemas de alagamentos.“Agora, com os projetos que estamos executando, vamos resolver essa situação, atendendo a todos os imóveis para posteriormente fazer a pavimentação. O cronograma aproximado é de 10 meses para a execução e as obras iniciaram em fevereiro, com duas frentes de serviço para concluir no prazo”.

Mesch ainda citou os trabalhos de drenagem nas ruas Grivileia, Frei Bruno e Alameda Olandin, no bairro dos Estados e na Tifa Isberner, no Cedrinho Margem Esquerda (entre Timbó e Rio dos Cedros).
Ainda, da pavimentação com tijolões nas ruas Abílio Lenzi, Tupinambá, Timbira, Baré e Guaná no Araponguinhas e a finalização da rua Brasília, no bairro Capitais, que logo receberá asfalto.

Questionado sobre as próximas pavimentações, Mesch pontua que já foram realizadas reuniões com os moradores da rua Canoinhas, no bairro Pomeranos e da rua Mato Grosso, no bairro dos Estados, onde será iniciada pela drenagem para posterior pavimentação.

Para finalizar, o diretor de Planejamento frisa sobre o programa em sistema de mutirão Pavimenta Timbó, que já beneficiou 120 ruas do município, sendo que todas, antes de qualquer obra, tem sido analisadas e elaborados projetos de drenagem para evitar problemas futuros. “O nosso trabalho sempre vem vinculado com uma ótima infraestrutura para beneficia toda a população”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui