16.4 C
Timbó
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Segundo final de semana do inverno será de frio intenso em Santa Catarina

Data:

Os próximos dias serão marcados por chuva e o avanço de uma intensa massa de ar frio por Santa Catarina. O frio intenso será sentido ao longo de todo o sábado, 29 e domingo 30, deixando as temperaturas entre próximasabaixo de 0°C nas regiões Serranas e dos 10°C nas demais regiões. Uma massa de ar seco e frio, de origem polar, chega no final de semana. No entanto, entre a quinta, 27 e a sexta-feira 28, as temperaturas já ficam mais baixas no amanhecer, variando entre 5°C e 10°C na maior parte do estado, com marcas próximas de 0°C em áreas da Serra e do Meio-Oeste, com possibilidade de nevoeiro e geada no amanhecer. Durante o dia, o tempo ensolarado favorece a elevação gradual das temperaturas entre 14°C e 19°C pelo estado.

A passagem rápida de uma frente fria sobre o estado volta a favorecer a ocorrência de chuvas fracas entre a tarde de sexta-feira,28, e a manhã de sábado, 29. Após a chuva, o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar sobre o Sul do Brasil, deixa as temperaturas baixas em toda Santa Catarina. A sensação será de frio intenso, especialmente a partir do sábado. Nesse dia, a temperatura mínima acontecerá no final da noite e não no início da manhã, como normalmente acontece. Temperaturas próximas a 0°C devem ser registradas no Planalto Sul e Meio Oeste, ficando na casa dos 5°C no Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana e entre 8°C e 13°C no litoral.

- Publicidade -

As temperaturas seguem em declínio até o amanhecer do domingo 30, quando são esperadas as menores temperaturas deste evento de frio. O dia amanhece com formação de geada ampla entre o Grande Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana. Nestas regiões, são esperadas temperaturas próximas ou abaixo de 0°C, se aproximando de -2/-4°C especialmente no Meio-Oeste e Planalto Sul, onde há chance de congelamento de pista nas áreas mais suscetíveis. Nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí são esperadas temperaturas entre 2°C e 8°C.

O frio segue intenso, mas perde força na segunda-feira, 01. São esperadas temperaturas em torno de 0°C entre o Planalto Sul e Meio Oeste, ficando negativas nas áreas mais altas. Nas demais regiões do estado, oscilam entre 2°C e 8°C. É importante destacar que o frio intenso traz riscos para a saúde, como agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. Qualquer pessoa pode ser afetada pelo frio, mas a atenção deve ser redobrada com aquelas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos, além de cuidar dos animais domésticos.

Com a previsão de baixas temperaturas, é necessário seguir algumas recomendações:
 Atenção com população mais vulnerável (exemplo: idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de vulnerabilidade social);
 Abrigue animais domésticos nas noites mais frias;
 Procure se agasalhar bem e beber bastante água;
 Evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.


Fonte: DCSC

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui