20.8 C
Timbó
sexta-feira, 24 de maio de 2024

Semana de tempo úmido em SC com temporais isolados e chuva intensa

Data:

Depois de um breve período de tempo firme e seco em SC, a chuva retorna ao estado com a influência de uma frente fria e a manutenção do fluxo de calor e umidade do norte do país, que vai permanecer direcionado para o Sul do Brasil durante toda a semana.

Na segunda (22) e na terça-feira (23) o processo de formação e avanço de uma frente fria favorece as chuvas intensas e os temporais isolados pelo estado, em especial entre o Grande Oeste e o Litoral Sul. As instabilidades avançam pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul a partir da tarde da segunda (22) e avançam para as demais regiões ao longo da noite e no decorrer da terça-feira (23), se mantendo no norte catarinense até o amanhecer da quarta (24).

- Publicidade -

Os maiores acumulados são esperados no Grande Oeste, principalmente entre a segunda (22) e a terça-feira (23), com valores entre 60 e 80mm, mas com pontuais na casa dos 100mm. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos à rede elétrica. Antes das chuvas, as temperaturas se elevam, atingindo valores entre 28 e 30°C em praticamente todo o estado, com exceção da Serra, onde não passam dos 25°C.

Após a passagem da frente fria, na quarta (24) e na quinta-feira (25), a disponibilidade de calor e umidade favorecem o desenvolvimento de temporais bastante isolados pelo estado. Já na sexta-feira (26), o processo de formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul, mantém as instabilidades entre o Planalto e o Litoral Sul.

Fonte: DCSC

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui