19.6 C
Timbó
quarta-feira, 17 de julho de 2024

Sicoob Euro Vale realiza 1º Coopera Pet

Data:

A Cooperativa Sicoob Euro Vale está realizando uma campanha em prol da causa animal, o 1º Coopera Pet, com o objetivo de ajudar duas protetoras de animais: Ivone Simão, protetora de animais de Indaial que atualmente cuida de cerca de 60 animais entre cães, gatos e uma égua, e Ariana, que mora em Timbó e tem dezenas de gatos abandonados em sua residência.

A redação do Jornal do Médio Vale (JMV) recebeu em seu estúdio Ivone Simão e o presidente da cooperativa, Arli Zegatte, para falar sobre a campanha: o que é o Coopera Pet?

- Publicidade -
FOTO/GABRIELI CENSI

Conforme Zegatte, “o Sicoob tem por praxe realizar várias campanhas durante o ano. Campanhas para arrecadar roupas, alimentos, agasalhos, sapatos, enfim, inúmeras ações sociais. Neste ano de 2024, fizemos uma campanha em prol do estado do Rio Grande do Sul, e me chamou a atenção o número expressivo de animais abandonados na enchente por seus tutores. Com isso, observamos a necessidade de realizar campanhas em prol de Organizações Não Governamentais – ONG como a da Ivone e tantas outras protetoras que trabalham pela causa animal de forma voluntária. Você, leitor do Jornal do Médio Vale, vamos engajar essa campanha, abrace o Coopera Pet. Serão duas campanhas: uma para arrecadar ração, onde as pessoas podem levar a ração e deixar na agência, e a outra campanha será exclusiva para a ONG da Ivone Simão, que arrecadará tampinhas”.

A ação social do Sicoob visa beneficiar duas protetoras: Ariana, que por opção pediu que não fosse divulgado seu nome completo nem endereço, mas trata-se de uma protetora de Timbó que cuida de dezenas de gatos abandonados, por vezes na frente de sua casa e outras vezes na rua, muitos debilitados, doentes e idosos. Ariana fez de sua casa um gatil e hoje precisa do auxílio da comunidade para conseguir cuidar dos bichanos.

Ivone Simão realiza o trabalho voluntário há mais de uma década. Moradora de Indaial, já chegou a ter mais de cem animais abandonados em sua ONG, que é sua própria casa. Atualmente, ela tem cerca de 62 animais, entre cães, gatos e uma égua.

A campanha de arrecadação de tampinhas foi idealizada por Ivone Simão, onde são arrecadadas tampinhas e vendidas para uma empresa, e todo o dinheiro arrecadado é utilizado para a compra de ração. Por dia, Ivone gasta aproximadamente 25 quilos de ração e depende exclusivamente de campanhas para conseguir manter o trabalho voluntário.

“Esse Coopera Pet é muito importante, eu só posso agradecer muito ao Sicoob por essa parceria. A ajuda que nós temos é mínima. Eu recebo pouco de ajuda e consigo manter esses animais com os três eventos que realizo durante o ano e a campanha das tampinhas. Essa atitude do Sicoob veio na melhor hora e é de uma importância imensa para a causa animal e ajuda muito a nós protetoras”.

Fotos/Divulgação

O número de animais abandonados
aumentou ou diminuiu?

De acordo com Ivone Simão, o número de abandonos triplicou e a tendência é aumentar mais. “Hoje, muitas pessoas não aceitam pets em suas casas para alugar, e a solução das pessoas é abandonar os animais. Ou nas residências antigas, ou na rua. A única solução para diminuir o abandono de animais é a castração, por isso eu bato nessa tecla incessantemente, temos que ter campanhas de castração gratuita, só assim vamos conseguir diminuir o número de animais abandonados”, destaca Ivone Simão.

Em sua residência, a protetora tem vários animais para adoção. “A maioria são idosos, mas eles têm muito amor para dar e estão à espera de um lar com muito amor e carinho.”

Quem quiser adotar um animal pode ir até a residência de Ivone; o animal adotado será castrado e vacinado. Há várias opções de tamanho, sexo, cor e idade, todos prontos para dar muito carinho à família que os acolher.
Os interessados podem ir à rua Manoel Nicolau Simão, número 445, no bairro Warnow, em Indaial.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui