10 C
Timbó
terça-feira, 1 de julho de 2025

Sol devolve a esperança para os timboenses

Data:

Sol devolve a esperança para os timboenses
Famílias atingidas aproveitam o final de semana para organizar suas casas e contabilizar prejuízos …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: Silvana Stolf/JMV

TIMBÓ – O sol que brilhou no céu na manhã de sábado, dia 10 de setembro, devolveu aos timboenses a esperança de reconstruir suas vidas, seus lares, seus estabelecimentos comerciais. Depois de mais de 72 horas de isolamentos os moradores voltaram a circular pelos bairros, visitando suas famílias, encontrando seus amigos e dando mais um passo importante na reconstrução da cidade: a solidariedade. Uma das ações mais fortes que envolveu os mais de 35 mil moradores de Timbó, que desde o dia 8 de setembro,data em que a Defesa Civil do município deu o alerta do aumento no nível dos rios, estavam atentos em auxiliar a quem precisava de ajuda.
 O sábado e o domingo foram de limpeza, de contabilizar os prejuízos, ver o que foi totalmente perdido e o que pode ser recuperado. Quem circulou pelas ruas da cidade, percebeu a quantidade de entulhos que resultou das enchentes e alagamentos. Em algumas residências as perdas foram totais, em outras foi possível recuperar o essencial. Também deve ser registrado o trabalho dos voluntários, servidores e funcionários públicos que empenharam-se em lavar as ruas, recolher os entulhos e tentar fazer com que a cidade voltasse à sua normalidade.
Segundo dados da Defesa Civil do município, o nível máximo do rio chegou a 10,01 metros às 7 horas do dia 9 de setembro, oportunidade em que muitas famílias foram surpreendidas com as águas batendo em suas portas e entrando em seus lares. A Defesa Civil observa que com o nível do rio em 6,20 metros acima do normal, a rua Haiti, no bairro Imigrantes já registra pontos de alagamentos.
No decorrer dos dois dias foram registradas quedas de barreiras em vários locais da Mulde; Tifa Colley; Tifa Krueger; Tifa Ruthmann; Tifa Schmitt; Tifa Alwin Lemmel; Bairro Dona Clara; diversos locais em Rio Fortuna e na localidade de Bom Jesus.
Ao serem registrados os primeiros desabrigados com as enchentes e alagamentos, a Prefeitura de Timbó organizou pontos de abrigos. Um deles foi a Associação dos Servidores Públicos Municipal, onde cerca de 30 pessoas foram acolhidas no local. A última família que estava no abrigo voltou para a sua casa no dia 12 de setembro, por volta das 13h. Na cidade também foram disponibilizados outros pontos de abrigos, na maioria em escolas e igrejas dos bairros, em razão dos alagamentos, muitos bairros ficaram isolados sem passagem para as outras áreas da cidade.
A Defesa Civil juntamente com a Assistência Social do município se empenhou na coleta de doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, colchões, cobertores e toalhas de banho. Interessados em ajudar, ainda podem deixar as doações, em especial alimentos não perecíveis e toalhas, na Associação dos Servidores da Prefeitura, localizada no bairro Tiroleses.

Números
O relatório da Defesa Civil aponta que cerca de mil pessoas tiveram que deixar suas moradias; cerca de cinco mil das 12.000 residências de Timbó foram atingidas, em diversos graus, pelas águas; das cerca de 1.200 ruas de Timbó, pelo menos 500 ruas foram atingidas pelas águas.
A Secretaria de Obras, no bairro Imigrantes, onde também funciona a Defesa Civil, foi evacuada dia 8 de setembro, pois teve problemas de alagamentos e o QG da Defesa Civil passou para o Samae, no Centro.
O Pavilhão Municipal de Eventos Henry Paul, Fundação Municipal de Esporte, Casa da Cidadania e Procon foram atingidos pela enchente.
O Procon informa que voltará atender normalmente na quinta-feira, dia 15 de setembro,  devido a limpeza e organização da estrutura que foi atingida pela enchente.
A Casa da Cidadania também informa que todas as audiências estão suspensas nesta semana. Mais informações no telefone 3382-0235 no Telecentro Comunitário.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.