17.5 C
Timbó
sexta-feira, 23 de maio de 2025

Timbó recebe campeonato oficial de cubo mágico e jovem da cidade é destaque

Data:

Entre os dias 31 de maio e 1º de junho, o Centro Integrado de Cultura (CIC) de Timbó será palco de um evento inédito e oficial da Associação Mundial do Cubo Mágico (WCA, na sigla em inglês). O Timbó ao Cubo 2025 promete reunir competidores de diversas cidades como Blumenau, Itajaí, Indaial e até São Paulo, para resolver o famoso cubo colorido no menor tempo possível.

Entre os organizadores e competidores está o jovem Pedro Henrique Guerra Pereira, de apenas 15 anos, único representante de Timbó na competição. Pedro é adepto da modalidade há mais de quatro anos e compartilhou detalhes sobre o campeonato e sua história com o cubo mágico.

Sobre o campeonato

Segundo Pedro, o evento contará com 11 modalidades diferentes, incluindo os tradicionais cubos 2×2, 3×3, 4×4 e 5×5, além de desafios menos conhecidos como o Pyraminx, Megaminx, Clock, Square-1, Skewb e até o Mirror Blocks, um cubo resolvido por formas em vez de cores.

As inscrições estão abertas a qualquer pessoa que saiba resolver o cubo mágico. “Não tem restrição. Basta saber montar”, explica Pedro. A taxa de participação é de R$ 40,00 e pode ser feita no site www.worldcubeassociation.org, pesquisando “Timbó ao Cubo 2025”.

O evento também premiará participantes em diferentes categorias, incluindo competidores experientes, iniciantes e até a categoria sênior, voltada a pessoas com mais de 40 anos.

A história com o cubo mágico

Pedro começou a se interessar por cubos mágicos em 2020, quando ganhou um de presente de um amigo. O brinquedo, que era de feito de material inferior, acabou quebrando, mas o interesse permaneceu. Em 2021, incentivado por sua mãe, comprou um cubo de melhor qualidade e, com ajuda de tutoriais no YouTube, resolveu pela primeira vez em apenas uma hora. Poucas horas depois, já havia memorizado os movimentos.

 “Os cubos são resolvidos com algoritmos. O método que eu uso, chamado CFOP, tem cerca de 150 algoritmos, todos memorizados”, conta ele. Para cubos maiores, como o 4×4 e 5×5, são necessários algoritmos adicionais.

O jovem revela que o cubo que demorou mais para aprender foi o 4×4, que levou cerca de quatro horas para monta e cerca de dois dias para memorização dos algoritmos e movimentos. Já o mais fácil foi o Pyraminx, resolvido em apenas 15 minutos.

Atualmente, têm em sua coleção pessoal aproximadamente 50 cubos.

 Ele utiliza cubos profissionais, com sistemas magnéticos e tecnologia que garantem maior estabilidade e velocidade nos giros. Com isso, Pedro tem um recorde pessoal de 6,5 segundos na resolução do cubo 3×3 e uma média de 9,45 segundos.

O competidor comentou ainda que o recorde mundial da modalidade é de impressionantes 3,5 segundos, estabelecido por um competidor chinês.

Participação em campeonatos

Desde 2023, Pedro já participou de 10 campeonatos oficiais, acumulando diversas medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugar. Sua estreia foi no “Itajaí ao Cubo 2023”.

Para o campeonato em Timbó, ele vem treinando intensamente. “Estou aprendendo novos métodos e algoritmos. A expectativa é grande, principalmente por representar a minha cidade”, afirma.

Mais do que competir, o jovem valoriza o espírito de comunidade nos eventos. “O mais legal é estar com outras pessoas que falam a mesma linguagem, que compartilham essa experiência de estar ali competindo.”

Além de competir, Pedro também realiza palestras sobre o cubo mágico em escolas e empresas, acompanhado dos pais Bill Jonnathan e Bárbara Guerra, idealizadores do Projeto O Vento nas Escolas.  

Por fim, o jovem também deu algumas dicas para quem está começando a aprender a resolver o cubo mágico. A primeira é buscar tutoriais em plataformas como o YouTube ou redes sociais, começando pelo modelo 3×3, que serve como base para entender outros tipos. Além disso, ele recomenda iniciar com um cubo de boa relação custo-benefício, como o Meilong da marca Moyu, que é indicado para iniciantes e foi o modelo que utilizou para iniciar na modalidade.

Confira a entrevista completa:

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.