23.3 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Timbó: 86 anos de emancipação

Data:

Timbó: 86 anos de emancipação
Prefeito Jorge Krüger fala sobre o momento que o município está passando com foco na pandemia …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: By Pilo

TIMBÓ – “Esta semana Timbó completou 86 anos de emancipação. A gente queria fazer uma grande festa mas dessa vez o destino quis que comemorássemos de um jeito bem diferente. Ao invés do Festival da Cuca e dos quiosques e restaurantes de comida típica, vamos comer em casa, cada um fazendo sua própria comida. Ao invés dos torneios de Caça e Tiro e de Bolão, vamos ter somente jogos em família. Esse ano a gente não vai para a rua! E quem for vai ser por uma grande causa, muito obrigado. Esse inesquecível 25 de março pode não ter festa, mas vai continuar tendo união. Pode não ter missa e culto mas vai continuar tendo fé, irmão cuidando de irmão, vizinho ajudando vizinho, netos olhando pelos avôs e todo mundo lavando sempre as mãos. O momento é de recolhimento e paciência. Essa tempestade vai passar, mas o nosso morro vai continuar sendo azul. Parabéns Timbó pelos seus 86 anos de emancipação”.

Esta é a mensagem com o vídeo gravado pela Prefeitura e que circula nas redes sociais para homenagear Timbó pelos seu aniversário de emancipação político-administrativa comemorado no dia 25 de março.

- Publicidade -

Momento atual

Em entrevista à redação do JMV, o prefeito Jorge Krüger falou sobre esse dia especial e sobre o que deixou de ser feito em razão da situação que o município, estado e país estão vivendo. “Na data que celebramos os 86 anos de emancipação estamos vivenciando um momento delicado quando fazemos o enfrentamentos ao Coronavírus”.

O prefeito afirma que tinham uma ampla programação para marcar a data. “Gostaríamos que as comemorações pudessem acontecer de outra forma, com as várias ações planejadas dentro da programação de Páscoa que iniciaria no dia 21 de março, mas que teve que ser cancelada em razão da pandemia. Destaque seria para uma grande festa que aconteceria na data de 25 de março, com a simbologia da cápsula do tempo que seria enterrada em frente à Prefeitura para ser aberta quando das comemorações dos 200 anos de fundação do município. Acredito que essas ações foram canceladas por um bem maior, a saúde das nossas família”.

O prefeito adianta ainda que a cápsula será entregue em uma data posterior para que aos 200 anos seja possível contar um pouco o que foram os 150 anos de Timbó.

Com relação à pandemia, Krüger explica que: “estamos passando por um momento difícil e com certeza sairemos muito mais fortalecidos, pois a solidariedade, a perseverança e o trabalho estão no DNA das nossas famílias, da nossa gente que ajudou a construir a Pérola do Vale que temos hoje, cabe a nós seguir lapidando para que possamos construir a cidade que todos nós desejamos”.


Covid-19

O prefeito destacou ainda que na data de 25 de março, o município está livre de casos suspeitos, pois não teve nenhum caso comprovado. “Isso nos fortalece, pois é o resultado das ações que estamos desenvolvendo de maneira correta. Tínhamos cinco casos suspeitos que foram descartados, temos casos sendo monitorados, nada de grave, apenas pessoas que estavam fora da cidade em viagem e retornaram e precisam de acompanhamento seguindo todos os critérios repassados pelo Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde para garantir que possamos passar longe do Coronavírus. Todas as ações estão se mostrando eficazes, avaliamos o cenário todos os dias, repensando ações e outras normativas para passar tranquilidade à comunidade pois não é momento de alarde”.

Durante a entrevista o prefeito falou das medidas tomadas neste momento, com foco na saúde das pessoas e das famílias. Segundo ele algumas empresas, dentro das normas estão voltando a trabalhar com segurança. “Vivenciamos momentos de preocupação, pois estamos diante de dois fatos inevitáveis que estão acontecendo: primeiro é o vírus – que chegou no nosso país e estado – graças a Deus ainda não chegou no município, com certeza pelo planejamento de extrema necessidade que foi feito e está sendo feito; o segundo é a questão econômica. Temos certeza que medidas são necessárias. Neste sentido a Prefeitura já protocolou algumas medidas locais e pediu ao Estado através do governo também algumas ações para ajudar o pequeno e microempresário para que tenha fluxo de caixa, acredito que nem um empresário quer demitir. Todos os poderes precisam tomar medidas para ajudar no enfrentamento da pandemia e também no momento econômico”.

Situação econômica

Krüger ressaltou ainda que esteve em contato com deputados e senadores para que agilizassem que o fundo partidário seja utilizado no enfrentamento da pandemia. “Nada mais justo que estes valores sejam usados para garantir o trabalho na área da Saúde, investindo nos hospitais, medicamentos e nas unidades de Saúde, entre outros”.

O prefeito afirmou que o momento atual é para: “proteger nossas famílias, nossos trabalhadores e também os nossos empresários. Todas as decisões tomadas devem ser de forma harmoniosa buscando sim soluções para que os trabalhadores possam retornar, sem colocar em risco a sua saúde. A falta de harmonia entre os poderes não é bom para o momento – devemos sim estar preocupados com a economia mas principalmente com a saúde das pessoas”.

Na questão econômica o prefeito relatou ainda que juntamente com sua equipe está buscando alternativas para apresentar aos cidadãos e empresários da cidade visando proteger o emprego das pessoas, para que não fi quem desamparadas no momento em que mais precisam. No dia 20 de março foi assinado o Decreto Nº 5.542/2020, prorrogando os vencimentos de todos os tributos municipais de Timbó, em decorrência do Coronavírus (Covid-19). O prazo para pagar a primeira parcela do IPTU foi prorrogado para 14 de maio; do ISS para 17 de julho; das Declarações de Informações Fiscais para 17 de agosto e do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, na modalidade de auto-lançamento, para 15 de julho. “Há ainda outras alternativas que estão sendo estudadas pela equipe técnica da Secretaria da Fazenda e Administração, em parceria com a Procuradoria Municipal. São ações pensadas para dar um respiro um pouco maior às pessoas após essa situação do Covid-19 passar”.

Durante a entrevista o prefeito falou ainda das obras em andamento e fez um amplo balanço da sua gestão. Acompanhe a entrevista completa no Facebook: Editora Jornal do Médio Vale.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui