21.2 C
Timbó
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Timbó comemora 89 anos de emancipação política

Data:

Timbó comemora 89 anos de emancipação política

Foto: FOTO/HAROLDO RIZTKE

“Vivemos em uma cidade diferente, com qualidade de vida, com bons números na economia, educação e infraestrutura. Hoje Timbó é a melhor cidade para se viver do Brasil, com até 100 mil habitantes e sem dúvida essa é uma conquista de todos aqueles que aqui moram, que trabalham, empreendem e fazem com que o município tenha esse destaque”, com essas palavras, o prefeito Jorge Krüger, fala dos 89 anos de emancipação política de Timbó, comemorados neste sábado, dia 25.

Em entrevista, o prefeito destaca que neste sábado, um evento alusivo está sendo organizado para marcar a importante data, que irá acontecer a partir das 10h, em frente ao Museu do Imigrante. Na oportunidade, ocorrerá um cerimonial cívico, seguido de apresentação do novo posicionamento turístico e cultura de Timbó, e assinaturas de novas ordens de serviço.
“Quando nós entregamos a obra do Centro Integrado de Cultura (CIC), lá foi feita explanação de um novo formato de logomarcas e de uma padronização, também com foco no turismo, que é algo que o município busca cada vez mais fortalecer. Neste dia 25, uma das ações que serão expostas será a repaginações dos nossos museus, que passam a ter essa padronização, para assim bem receber todos os visitantes”, completa Krüger.

- Publicidade -

Questionado sobre o que Timbó e os timboense tem a comemorar nessa data, o prefeito destaca novamente sobre a cidade estar ranqueada como a melhor cidade para se viver do país, mas que ainda assim, muito trabalho precisa ser feito para avançar cada vez mais.

“Estamos avançando muito na questão da infraestrutura. Através Programa Pavimenta Timbó, já entregamos mais de 120 ruas pavimentadas, beneficiando todos os bairros. Também, buscamos extrair e explorar os potenciais do turismo. Buscamos também englobar as demais necessidades, seja na educação, saúde, assistência social, agricultura, esporte e lazer, onde procuramos ter um olhar específico aos pequenos detalhes que certamente fazem com que que a cidade de Timbó possa ser sempre reconhecida, segura e bela”.


Obras
Krüger ressalta ainda sobre a questão das obras que vem sendo realizadas no município, principalmente aquelas que entram no pacote do Plano 1000, estabelecido pela antiga gestão do Governo Estadual. “Hoje nós estamos com obras sendo realizadas através do Plano 1000, que tem nos trazido uma certa preocupação,quanto aos recursos, que no momento ainda não temos uma resposta do atual governo do estado para a retomada dessas obras, a exemplo da rua Silésia, Augusto Brandt, novo prédio que está sendo construído junto ao Hospital Oase que será a nova Renal Vida”, menciona.
O chefe do Executivo timboense esclarece que os prefeitos da região estão mobilizados e já participaram de audiência na Secretaria da Fazenda e Secretária de infraestrutura, levando a importância da continuação das obras e liberação dos recursos. “Essas obras tem CNPJ do estado, e não CPF do governador. Então que sejam realmente colocadas como primordiais pelo governo que assumiu, porque é através dessas obras que iremos levar melhorias aos nossos munícipes”.

Ainda no viés de obras, o prefeito lembra das frentes de trabalho no bairro dos Estados na rua Grevílea, Frei Bruno e Alameda Olandin, para futura pavimentação. No bairro Araponguinhas seguem trabalhos via Pavimenta Timbó, nas ruas Abilio Lenzi, Guana, Timbira, Tupinambá. “Temos outras vias ainda com projetos já aprovados, compromissos assumidos com os moradores para que entrem no cronograma ainda neste ano”.

No bairro Industrial, frentes têm sido organizadas para a realização de drenagem, que irão beneficiar 10 ruas. “Para se ter uma ideia, o bairro Industrial foi pensado e começou sua execução em 1973. Depois de 50 anos hoje um compromisso, que há muito tempo vem sendo solicitado que é essa drenagem, com investimento de mais de R$ 10 milhões com recursos próprios da Prefeitura. Essa pavimentação com certeza trará mais desenvolvimento, mas também segurança para todas as empresas que estão instaladas lá e principalmente aos trabalhadores”.
Também, está sendo aguardado recursos para a obra da nova ponte, que fará ligação entre os bairros Nações e Capitais.

Segurança
Outra pauta importante mencionada pelo prefeito, foi a instalação do Sistema Integrado de Segurança, que contará com um total de 189 câmeras de monitoramento que estão sendo instaladas em diversos pontos da cidade. 40 dessas câmeras serão instaladas em locais mapeados pela Polícia Militar, para monitorar os acessos que levam ao município. Outras, serão utilizadas também para resguardar o patrimônio público, sendo colocadas também nos parques.

Ainda, está ocorrendo um processo licitatório para contratação de segurança privada em espaços como o Parque Henry Paul e Parque Central em determinados períodos. “Além do vídeo monitoramento, haverá a presença física de segurança privada. Temos a certeza que as famílias poderão se sentir mais seguras e tranquilas”.

Outras áreas
Em outras áreas, Krüger fez referência à investimentos na Educação, como na construção de um novo ginásio na Escola Municipal São Roque e reformas e ampliações de unidades pré-escolares.
Na Saúde, o destaque vai para a padronização das unidades de Saúde, sendo que hoje 90% delas já conta com acessibilidade, além do projeto estruturante para a nova unidade do bairro Dona Clara, uma demanda da comunidade. “Estamos finalizando o projeto estruturante, já adquirimos o terreno próximo à Unidade Pré-Escolar Clara Donner, queremos edificar uma estrutura de Unidade de Saúde junto com uma praça da saúde”, afirma.

Para finalizar, o prefeito enfatiza o calendário de eventos do ano, que está com muitas atividades. “Com o CIC, o Teatro Municipal pronto, percebemos que as pessoas estão buscando a realização de eventos e fizemos questão que o espaço seja aberto a todo tipo de evento. Temos um calendário extenso, a Fundação de Esportes também conta com um rol de eventos esportivos a serem realizados neste ano”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui