17.2 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Timbó conquista Programa Minha Casa Minha Vida

Data:

Timbó conquista Programa Minha Casa Minha Vida
TIMBÓ ? O sonho de ter a casa própria começa a ficar cada vez mais fácil para os moradores de Ti …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: Socrates Prado / PMT

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV
[email protected]

 TIMBÓ – O sonho de ter a casa própria começa a ficar cada vez mais fácil para os moradores de Timbó. Ontem, dia 18 de outubro, na solenidade de transmissão de cargo, onde o prefeito Laércio Schuster Junior passou a direção do executivo para o vice-prefeito, Darcizio Bona, foi oficializada a informação de mais uma importante conquista para o município. Segundo Laércio, em breve, o município de Timbó será beneficiado com um condomínio de cerca de 120 apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
O prefeito adianta, que o condomínio será erguido na rua Bruno Reinecke, no bairro Araponguinhas, próximo ao Terminal Rodoviário. “A previsão, de acordo com a responsável pelo Departamento de Captação de Recursos da Prefeitura de Timbó, Marise Heinig, é que até a primeira quinzena de novembro seja lançado o edital para a construção”, destacou Laércio.
Com o lançamento do edital, a obra, segundo o prefeito, estará vinculada entre a instituição financeira que se responsabilizará pelo financiamento – podendo ser a Caixa ou o Banco do Brasil – a construtora e o mutuário. O prefeito destacou, que foi realizado um intenso trabalho por parte do executivo municipal, através dos secretários, diretores e técnicos, para que Timbó fosse contemplado. “Através das inúmeras viagens feitas a Brasília, o município conseguiu comprovar, junto aos órgãos competentes, a necessidade desta obra”, observou o prefeito ao comentar, que o terreno para a obra será doado pelo município através da Lei Complementar nº 421, de 27 de julho de 2012.
 Laércio afirmou ainda, que em suas viagens a Brasília, entregou pessoalmente um relatório no Ministério das Cidades comprovando que o município poderia viabilizar a obra. “Depois de sermos contemplados entre 25 municípios de Santa Catarina, com população menor de 50 mil, com a aquisição desses imóveis, tivemos que provar que a moradia vertical (apartamentos) já faz parte da cultura de nossa gente”, explicou o prefeito ao recordar, que em um das suas viagens a capital do Brasil, no dia 13 de setembro, a diretora do Departamento de Produção Habitacional, órgão vinculado à Secretaria Nacional de Habitação, Maria do Carmo Avesani, protocolou ofício de nº 3064 ao superintendente Nacional de Habitação Social, da Caixa Econômica Federal, Roberto Carlos Ceratto, no qual autoriza a continuidade do processo de análise e contratação de unidades habitacionais do tipo apartamentos no município de Timbó.
De acordo com o projeto, os futuros proprietários serão selecionados conforme critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal de Habitação e a Prefeitura. Um dos principais critérios é a renda familiar, de até três salários mínimos. A prestação mínima será de R$ 50,00 e a máxima de até 10% da renda bruta familiar, ou R$ 160,00. Após 10 anos, os imóveis estarão quitados, independente do saldo devedor.  Ainda conforme o projeto no condomínio, deverá haver acesso para deficientes físicos, playground, espaço externo de lazer e salão de festas. As famílias beneficiadas com o programa são aquelas já relacionadas no Cadastro Único da Prefeitura, através da Assistência Social, que encaminhará a lista à instituição financeira, durante o andamento da obra, para que ela faça a seleção dos aprovados no programa habitacional.
Laércio vai ausentar-se do cargo de prefeito até o dia 6 de novembro, oportunidade em que o vice-prefeito, Darcizio Bona, estará à frente do executivo municipal. No dia 7 de novembro, o prefeito Laércio Schuster Junior reassume suas funções.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui